Reprodução
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, informou na última sexta-feira (10), que devido a falta de reposição por parte do Ministério da Saúde, está com o estoque zerado de 24 tipos de medicamentos, alguns deles usado no tratamento contra a HIV/Aids, Alzeimer e tuberculose. Outros 19 tipos estão em quantidade que pode durar até 45 dias.
Na sua maioria os medicamentos são de alto custo como o Abatacepte de 125mg que custa R$ 2.154,50 a caixa, usado no combate a artrite reumatoide ou Desatinibe 100mg com valor superior a R$ 5.400,00, usado no combate ao meloide crônica.
Na lista dos medicamentos zerados estão ainda os que são usados para o tratamento de pessoas com Hanseníase, Hepatite, Parkinson, Esclerose Múltipla, Tecidos Transplantados, dentre outros.
NO comunidade a Sesaba informa ainda que a maioria dos medicamentos não possuem substituto, nem solução de abastecimento imediata. Ainda de acordo com a Sesab, já fez notificações ao Ministério da Saúde sobre o problema, o último em 22 de abril.
Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, desde janeiro são realizadas ações para regularizar a situação, mas diz que “muitos processos não foram iniciados no tempo devido e, por isso, as entregas estão ocorrendo de modo intempestivo”.
Contudo, não informou se o caso acima se referia também à Bahia, onde “a distribuição dos medicamentos Infliximabe 10mg/ml, Tacrolimo 1mg, Trastuzumabe 150mg, Micofenolato de Mofetila 500mg e Micofenolato de Sódio, e do Imatinibe 100 mg e Imatinibe 400 mg já está regularizada”.
De acordo com o Ministério, há expectativa de assinatura dos contratos de compras de outros medicamentos nos próximos dias e que o abastecimentos de grande parte dos fármacos sejam regularizados ainda no mês de maio.
O Ministério da Saúde diz ainda que “está adotando uma série de medidas para evitar que essa situação aconteça novamente”. Entre elas está a ampliação dos processos licitatórios de compra para abastecimento de, no mínimo, um ano.
Antes, muitos processos eram para abastecimento de 3 a 4 meses. Medidas emergenciais estão sendo adotadas para garantir o abastecimento imediato, como remanejamento de estoques e antecipação da entrega por laboratórios contratados. As informações e dificuldades relacionadas aos processos de compra estão sendo compartilhadas com o Tribunal de Contas da União (TCU) e demais órgãos de controle, segundo informou o ministério.
Leia mais:
Em meio ao clima tranquilo da noite de terça-feira (15), a Feira da Páscoa em…
A polêmica envolvendo o comportamento de Cauã Reymond nos bastidores da novela Vale Tudo gerou…
Bancos estarão fechados no dia 18, seguirão sem funcionamento no fim de semana (19 e…
Aprenda como salvar suculentas que estão apodrecendo por excesso de rega com técnicas simples e…
Folhas amareladas no bambu da sorte? Descubra o que fazer para recuperar a cor verde…
Rauw Alejandro, cantor porto-riquenho de 32 anos, finalmente vem ao Brasil! O show mais aguardado…
This website uses cookies.