Começou na manhã de hoje (19) em Salvador (BA) a Semana Latino-Americana e Caribenha sobre a Mudança do Clima. O evento organizado pela ONU, acontece até a próxima sexta-feira na capital baiana. Com mais de cinco mil inscritos de 26 países, o evento teve início com a instalação do Painel Salvador de Mudança do Clima.
A Semana do Clima trará para a cidade líderes, formuladores de políticas, atores regionais e globais para discutir ações climáticas para a região e antecede a reunião do clima da ONU, a COP-25, que será em dezembro, no Chile.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, devem comparecer aos debates.
Em 14 de maio, Salles decidiu cancelar a Semana do Clima no Brasil, sob a justificativa de que o país não vai mais sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-25).
Na época, quando decidiu não apoiar o evento, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse à jornalista Andréia Sadi, no G1, que o governo federal havia cancelado o evento porque “não fazia sentido” o Brasil sediar um encontro para preparar a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (Cop 25), que não vai mais acontecer no país.
Para Salles, de acordo com o blog de Sadi, manter o encontro em Salvador seria uma “oportunidade” apenas para a “turma fazer turismo em Salvador” e “comer acarajé”.