Já está decidido pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT) que aqueles servidores estaduais, efetivos ou contratados, que optarem por não se vacinarem contra Covid-19 terão ponto cortado e, portanto, ficarão sem salário. De acordo com o gestor, nesta quarta-feira (10), o decreto com a medida será publicado ainda nesta semana.
“A Procuradoria vai tratar à luz da legislação o que será feito do servidor, inclusive de suspensão de salário, se ele não tá indo trabalhar, ele não vai receber salário”, disse Rui. No início do mês o governador já havia divulgado que os servidores do estado só poderiam trabalhar caso tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19.
Nesta quarta o chefe do Executivo baiano citou exemplos de países em que medidas semelhantes foram adotadas. “100% dos países do mundo estão fazendo, todos, independente do regime de cada país, se é parlamentar, presidencialista, monárquico, todo estão adotando essa medida para tentar se livrar do vírus”, justificou.
Segundo o governador, as pessoas precisam entender que o risco que a humanidade está submetida quando optam por não se vacinar. “Viver em sociedade é assim, é exercer seu direito sem prejudicar o do outro”, completou.