Monitoramento de infecções respiratórias reforçado na Bahia devido a surto de HMPV na China - Foto: CDC/EUA
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um comunicado nesta semana, alertando os profissionais de saúde sobre o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China. A pasta, por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), reforça a necessidade de atenção redobrada na identificação e comunicação de casos suspeitos de infecções respiratórias no estado.
A Sesab orienta que os núcleos de epidemiologia trabalhem em colaboração com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). As principais medidas incluem:
Apesar do surto na China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não emitiu um alerta internacional. O Ministério da Saúde do Brasil informou que acompanha a situação. Contudo, jornais do mundo inteiro tem reportado que hospitais chineses estão lotados.
O metapneumovírus humano (HMPV) é um vírus respiratório identificado pela primeira vez no Brasil em 2004. Ele pode causar:
Embora possa afetar indivíduos de todas as faixas etárias, as crianças menores de 2 anos são as mais frequentemente acometidas. Atualmente, não existe uma terapia antiviral específica para tratamento do HMPV, nem uma vacina disponível para prevenção da infecção. Contudo, a pasta ressalta-se a necessidade de vacinação contra Covid-19 e influenza.
Leia mais em Portal do Cerrado
Um homem foi agredido durante uma ação policial em Paratinga, no oeste da Bahia, em…
O cavalo mutilado em Bananal (SP) teve a morte registrada como resultado de maus-tratos, conforme…
Bahia x Ceará na Copa do Nordeste: clássico decide vaga na final nesta quarta
Um homem esfaqueado em Santana mobilizou a Polícia Militar na madrugada desta segunda-feira (18). O…
A Polícia Civil investiga maus-tratos a um cavalo em Bananal (SP) após denúncias de mutilação…
Um poste no meio da BR-030, no trecho entre os municípios de Cocos e Feira…
This website uses cookies.