Se há a possibilidade de uma patente circular entre áreas diferentes como a educação, operações especiais e salva vidas essa é a do soldado. No domingo, 25 de agosto, foi e é celebrado o dia destes profissionais, que marca o nascimento de Duque de Caxias –patrono do Exército Brasileiro – que tornou-se conhecido como “pacificador” após sufocar muitas rebeliões contra o Império no Brasil.
Por isso Tássio Souza, João Paulo Pinheiro Lima, Onaldo Silva Corado da 86ª Companhia Independente de Polícia Militar (86ª CIPM) e Adriano Batista, do Corpo de Bombeiro Militar, contam suas trajetórias e particularidades desempenhadas dentro de cada função nas corporações.
Tássio Santos Souza é soldado da Polícia Militar há dez anos. Auxiliar do subcomandante, professor do Proerd desde de 2015 onde iniciou em Riachão das Neves e depois Formosa do Rio Preto com mais 500 alunos de escolas públicas, que recentemente teve sua interiorização para a comunidade de Lagoa de Cima. Enfermeiro Emergencial é atualmente o Coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Formosa do Rio Preto. Ele também é professor do Curso Técnico de Enfermagem no Centro de Ensino Técnico Rio Preto.
“Nesta função extra como coordenador e professor do Proerd, sinto que consigo me doar mais para os jovens da comunidade e isso me torna mais próximo deles, conquistando uma confiança maior até dos seus pais. Me vejo numa missão direta na construção de cidadão que essa garotada está se tornando e fico feliz quando eles conquistam objetivos”, declarou.
Já o pernambucano nascido na cidade de Paulista, o soldado João Paulo Pinheiro Lima, 28 anos, desde cedo esteve ligado às Forças Armadas. Em 2010, ele ingressou no Exército Brasileiro como aluno oficial temporário. Após ser declarado aspirante-a-oficial, foi transferido em 2011 para o 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) em Barreiras (BA), onde serviu por mais sete anos como tenente temporário. Foi aprovado no concurso da Polícia Militar da Bahia, formando-se no já conhecido 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC), sendo posteriormente movimentado para a 86ª Companhia Independente de Polícia Militar.
O ‘’Professor-soldado’’, que é licenciado em História e especializado em Historia Militar é também escritor e lançou recentemente a biografia do veterano de guerra, nascido em Barreiras Eurypedes Lacerda Pamplona.
Onaldo da Silva ingressou nas fileiras da corporação da Polícia Militar da Bahia em dezembro de 2003. Há 16 anos serve na comunidade “desta cidade maravilhosa” como destaca o destacado Corado. Antes a 3ª Cia do 10º Batalhão de Barreiras e hoje 86ª CIPM, como auxiliar do Comando . O recém promovido a graduação de cabo da PMBA, tem dado ênfase à missão de “lutar por um mundo menos ruim”.
Corado é um formosense focado em seus objetivos . Pela nova patente “sempre lutando, na esperança que dias melhores virão”.
Já Adriano Batista é soldado do Corpo de Bombeiros Militar há pouco mais de dez anos e atua no 17º Batalhão em Barreiras na Bahia. Ele que saiu da área de educação e ingressou na carreira militar, se sente realizado na escolha, apesar da dúvida inicial. Conta ele que é apaixonado pela profissão e hoje não se vê fazendo outra coisa.
“Poder atuar para salvar vidas, proteger patrimônios, prevenir e combater incêndios, dentre outras atribuições é um sentimento de honraria”, diz o soldado que continua evoluindo como profissional dedicado.