O ministro Juscelino Filho (Comunicação) exibe acordo ao lado de representante da SpaceSail — Foto: Ministério das Comunicações
A SpaceSail, empresa chinesa de internet via satélite, anunciou sua chegada ao Brasil, com previsão de início de operações em 2026. A informação foi confirmada por Jason Jie Zheng, presidente da companhia, em entrevista à Bloomberg News. A SpaceSail busca atender áreas onde a infraestrutura de fibra óptica é limitada, competindo diretamente com a Starlink, de Elon Musk. As informações são da Infomaney.
Durante a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, a SpaceSail assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com o Ministério das Comunicações. O objetivo é estudar a demanda por internet via satélite no país e identificar regiões onde o serviço seria mais necessário. O acordo firmado durante um evento que marca a ampliação dos laços entre Brasil e China, com a assinatura de diversas parcerias bilaterais.
A chegada da SpaceSail ocorre em um momento em que o Brasil busca alternativas para expandir o acesso à internet em áreas remotas e impulsionar o desenvolvimento econômico. Segundo Jason Jie Zheng, a empresa abrirá uma subsidiária no Brasil ainda este ano, com a expectativa de começar a fornecer serviços em dois anos.
A SpaceSail já lançou 36 satélites em órbita este ano, sendo 18 em agosto e mais 18 no mês passado. A primeira fase, que incluirá mais de 600 satélites, tem previsão de conclusão, a princípio, até o final de 2025. Com essa infraestrutura, a empresa promete oferecer internet de alta velocidade e confiabilidade para áreas isoladas, posicionando-se como uma alternativa à Starlink.
Conheça o empreendido com ‘lifestyle’ de Cauã Reymond em Luís Eduardo Magalhães
A entrada da SpaceSail no Brasil reforça a influência chinesa na América Latina, com iniciativas que vão além do setor de tecnologia. Além disso, o Brasil tem registrado a expansão de outras empresas chinesas, como a BYD, no mercado de veículos elétricos, e a Oppo, no segmento de smartphones.
No entanto, a parceria estratégica com a China pode aumentar as tensões com os Estados Unidos. O presidente eleito norte-americano Donald Trump já sinalizou uma postura mais rígida contra o avanço da China na região, o que pode impactar as relações entre os países, pelo menos a princípio.
A SpaceSail entra em um mercado dominado pela Starlink, de Elon Musk, que já possui uma base sólida de operações no Brasil. A relação entre Musk e o governo brasileiro sofreu abalos recentes, com multas milionárias e a proibição do uso do X (antigo Twitter) no país, o que pode abrir espaço para que a SpaceSail amplie sua presença.
Leia mais em Portal do Cerrado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou nesta quarta-feira (9) uma carta pública ao…
Durante patrulhamento ambiental no último domingo (6), policiais da CIPPA Lençóis resgataram 21 animais silvestres…
Operação policial em Correntina, no Oeste da Bahia, resultou na morte de um homem apontado…
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quarta-feira, 9, a lei que reduz o tempo…
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia, por meio da Secretaria Municipal de…
DJ Peixoto, natural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, sempre teve uma forte conexão…
This website uses cookies.