Sustentabilidade chama atenção em projetos de arquitetura modernos

À medida que a consciência ambiental cresce e a busca por soluções sustentáveis se torna uma prioridade global, nota-se a importância vital da sustentabilidade em obras residenciais. 

Segundo Marcos Baldasso, arquiteto de projetos residenciais de luxo e ganhador do prêmio de arquitetura International Property Awards de 2023, representando a América do Sul e América Central na categoria, a busca por soluções ecológicas não apenas beneficia o planeta, mas também contribui para criar lares mais saudáveis, eficientes e economicamente viáveis. Além disso, a construção residencial é uma das principais indústrias contribuintes para o consumo de recursos naturais e emissões de carbono. Optar por materiais ecológicos, sistemas de energia eficientes e práticas construtivas sustentáveis pode reduzir significativamente o impacto ambiental de uma obra.

Ainda segundo Baldasso, a incorporação de tecnologias de economia de energia, como painéis solares, isolamento eficiente e sistemas de iluminação LED, não apenas reduz os custos de energia a longo prazo, mas também ajuda a mitigar a dependência de fontes de energia não renováveis. Neste sentido, projetos que priorizem a iluminação natural estão em alta, promovendo ambientes acolhedores e sustentáveis. Também a seleção de materiais de construção de baixa emissão e a ventilação adequada contribuem para uma qualidade do ar interior superior, o que é crucial para a saúde e o bem-estar dos ocupantes de uma residência. A ventilação cruzada é também uma técnica muito funcional, com as aberturas de uma construção em paredes opostas, ocasionando a circulação de ar dentro do espaço.
É também preciso implementar sistemas de captação de água da chuva, dispositivos de economia de água e paisagismo sustentável, garantindo seu uso eficiente.

“A sustentabilidade é uma tendência crescente no mercado imobiliário. Casas sustentáveis tendem a se valorizar mais ao longo do tempo e podem atrair compradores e inquilinos conscientes do meio ambiente”, salienta Baldasso.

A preocupação com o método de produção e as matérias-primas utilizadas neste processo é também relevante, além do método de transporte, como lembra Baldasso: “Uma coisa que as pessoas pensam pouco mas que ajuda muito é utilizar em sua obra materiais locais. Além de fortalecer a economia local, evita sobrecarregar o meio ambiente com poluentes causados pelos meios de transporte.”

DINO

Publicado por
DINO

POSTAGENS RECENTES

Toque Dez volta a tocar na Vaquejada de Formosa do Rio Preto

Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…

% dias atrás

As 5 doenças que mais matam na Bahia — a número 1 vai te surpreender

As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…

% dias atrás

Mãe e filho são resgatados de cárcere privado em Barreiras

Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…

% dias atrás

Inscrições para Miss e Mister Vaquejada 2025 começam hoje em Formosa do Rio Preto

Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…

% dias atrás

Bahia vence o Nacional e avança na Libertadores

O Bahia avançou ao vencer o Nacional- URU na noite desta quarta-feira (9), no Estádio…

% dias atrás

Aliado de ACM Neto barra homenagem a Júnior Marabá na AL-BA

Júnior Marabá, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, acabou no centro de uma disputa política que…

% dias atrás

This website uses cookies.