Luís Eduardo Magalhães

Técnicos da Aiba e Abapa são treinados para operar drones e monitorar plantações de soja e algodão

Equipes técnicas dos programas fitossanitários do algodão e da soja das associações Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), passaram por treinamento para operar aeronaves remotamente pilotadas (RPA), conhecidas como drones, em curso ministrado pelo técnico da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab Nailton Almeida.

Segundo o colaborador da autarquia estadual, “é muito importante essa integração da ADAB com as entidades representativas dos produtores, buscando a melhoria das ações de controle de pragas para as culturas do algodão e da soja”, ressaltou Nailton, que recentemente foi treinado pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia.

Durante o treinamento, o engenheiro agrônomo informou a turma sobre a legislação que regulamenta a utilização dos drones, a necessidade de elaboração de autorizações de vôo contendo análises de risco, além da prática operacional da RPA.

Foto: Ascom | Adab

Drones e defesa

A crescente utilização dos drones pela ADAB tem acontecido em virtude da importância da aplicação dessa nova tecnologia nas três áreas de atuação da autarquia.

A Diretoria de Defesa Vegetal, por exemplo, utiliza para diferentes ações preventivas mapeando a ação de pragas em determinado perímetro para, em seguida, a equipe de fiscalização adotar as providências necessárias junto com os responsáveis pela propriedade.

Na área de Defesa Sanitária Animal, é possível acompanhar o real número do rebanho de uma fazenda, a existência de animais confinados em função de doenças, a comprovação da prática do abate clandestino em estradas ou locais inadequados, entre outras verificações.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Toque Dez volta a tocar na Vaquejada de Formosa do Rio Preto

Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…

% dias atrás

As 5 doenças que mais matam na Bahia — a número 1 vai te surpreender

As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…

% dias atrás

Mãe e filho são resgatados de cárcere privado em Barreiras

Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…

% dias atrás

Inscrições para Miss e Mister Vaquejada 2025 começam hoje em Formosa do Rio Preto

Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…

% dias atrás

Bahia vence o Nacional e avança na Libertadores

O Bahia avançou ao vencer o Nacional- URU na noite desta quarta-feira (9), no Estádio…

% dias atrás

Aliado de ACM Neto barra homenagem a Júnior Marabá na AL-BA

Júnior Marabá, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, acabou no centro de uma disputa política que…

% dias atrás

This website uses cookies.