Bahia

Tecnologia reduz impactos da fitotoxidade no cultivo da soja

 
O desafio de aumentar a eficiência no cultivo da soja requer uma cadeia complexa de cuidados. Exemplo disso é a atenção exigida à nodulação e ao enraizamento, pois é lá onde vivem as chamadas bactérias diazotróficas, as quais auxiliam na absorção de nitrogênio, elemento fundamental para o desenvolvimento da planta. E graças a soluções em tecnologia, como o Vitaphol Soymax da Satis, hoje é possível preservar os microrganismos frente à fitotoxidade de agentes externos aplicados na lavoura. Testes de campo realizados com o produto apontam a redução de 41% para apenas 9,4% na escala dos efeitos visuais causados por este processo.

A atuação das bactérias diazotróficas permite às plantas a captura e a fixação do nitrogênio disponível no ar, além da concentração de diversos minerais. Porém, o emprego de herbicidas no manejo da lavoura necessita de uma atenção especial para justamente preservar esta capacidade. “Mesmo a soja sendo resistente aos herbicidas, que por sua vez também são importantes no cultivo, as bactérias são suscetíveis aos efeitos destes produtos”, explica o engenheiro agrônomo e Gerente Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa da Satis, Aedyl Lauar.

Em síntese, o herbicida impede que os microrganismos produzam compostos que são vitais para sobrevivência da planta. A saída, portanto, é fornecer estes compostos e preservar a saúde das bactérias que, consequentemente, vão garantir a fixação de nitrogênio.

Tecnologia a favor da produção

Para reduzir os impactos da fitotoxidade e preservar o bom desempenho da lavoura da soja, a empresa mineira Satis, especialista em nutrição vegetal, dispõe em seu portfólio Vitaphol Soymax. Trata-se de uma tecnologia de aplicação foliar rica em cobalto, molibdênio, zinco e aminoácidos. Seu uso associado aos herbicidas garante maior proteção aos nódulos das raízes, aumentando a absorção do nitrogênio.

Pesquisas da empresa avaliaram que, 10 dias após a aplicação apenas de herbicidas, as plantas apresentavam uma percentual de 41% na escala de fitotoxidez (sintomas visuais). Em outra área, onde os herbicidas foram aplicados junto com Vitaphol Soymax, este percentual foi de apenas 9,4%. Além disso, lavouras tratadas com o produto em associação a outros insumos apresentaram rendimento médio de 10% a 20% superior as áreas que não receberam a solução.

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Empresa de Formosa do Rio Preto financia curso para mulheres em Salvador

Bom Amigo Doalnara Agropecuária, sediada em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, vai…

% dias atrás

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

% dias atrás

PF aborda deputado Dal Barreto em aeroporto de Salvador e apreende celular

Polícia Federal aborda o deputado Dal Barreto (União Brasil) no aeroporto de Salvador, na Bahia…

% dias atrás

Vídeos; moradores relatam prejuízos após tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães

Moradores relatam prejuízos após terremoto em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; Tremor de terra foi…

% dias atrás

Tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães é sentido em Taguatinga (TO)

Terremoto em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, é sentido em Taguatinga, já no…

% dias atrás

Clima em Formosa do Rio Preto: Inmet prevê chuva e trovoadas nesta terça (14)

O clima em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, deve mudar ao longo…

% dias atrás

This website uses cookies.