Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, registra nesta sexta-feira (15) temperatura de 40 graus. As informações são do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia. A região onde está localizado o município, tem também alertas de vendavais e de perigo e grande perigo por causa da baixa umidade.
Na quinta-feira, o município já havia registrado a temperatura mais alta da Bahia, com 39,5º C, ultrapassando Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Barreiras, na mesma região.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar está abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde. O alerta emitido às 14h com validade até às 18h de hoje.
Também de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices inferior aos 12%. O ideal, segundo a OMS, é que a umidade deve estar entre 50 e 60%.
A baixa umidade do ar provoca desconforto quase imediato, com ressecamento das mucosas e risco de infecções. Por isso, procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede.
Evite a prática de exercícios físicos nas horas mais críticas. Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.
No casos dos formosenses, uma opção é se refrescar nas belas águas do Rio Preto, que corta a cidade, mas não se pode esquecer as recomendações dos especialistas.
LEIA TAMBÉM:
Buscas por trabalhador desaparecido em Formosa do Rio Preto continuam nesta sexta