Terremoto de magnitude 7,7 registrado nesta sexta-feira (19) no sul do Oceano Pacífico, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), gera alerta de tsunami, emitido para ilhas da região.
Os alertas de tsunami, foram emitidos para as áreas de Vanuatu, Nova Caledônia, Fiji e Nova Zelândia, mas foram posteriormente descartados. O mar ficou agitado em algumas regiões, mas sem ondas gigantes.
O governo de Vanuatu orientou para que os moradores buscassem territórios mais altos. O arquipélago é formado por 80 ilhas, com cerca de 300 mil habitantes.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O governo da Nova Caledônia determinou que áreas costeiras fossem evacuadas depois do alerta. Mais tarde, a orientação foi suspensa. Cerca de 270 mil pessoas vivem no arquipélago.
A Agência Nacional de Emergência da Nova Zelândia orientou para que pessoas que estivessem em embarcações voltassem para a costa.
Já a Austrália pediu para que moradores da ilha de Lord Howe deixassem as praias por risco de ondas ou fortes correntes.
De acordo com o USGS, o tremor foi registrado ao sudeste da Nova Caledônia, com profundidade de 38 km, por volta das 14h no horário local (meia-noite em Brasília).
O terremoto foi seguido de 14 outros tremores, que aconteceram em um intervalo de três horas, com magnitudes entre 4,8 e 5,9, segundo o USGS.