Terremoto em Istambul assusta moradores e leva à evacuação de diversos prédios - Foto: Pixabay
Um forte terremoto em Istambul com magnitude de 6,2 na escala Richter foi registrado nesta quarta-feira (23), de acordo com a Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD) da Turquia. O tremor, que ocorreu por volta das 12h49 (horário local), levou moradores a saírem às pressas de prédios em diferentes pontos da cidade.
O epicentro ocorreu na região de Silivri, cerca de 80 quilômetros a oeste de Istambul. A profundidade do abalo, segundo a AFAD, foi de 6,92 quilômetros. Enquanto isso, o Centro de Pesquisa Alemão para Ciências Geológicas (GFZ) estimou a magnitude em 6,02 e uma profundidade de 10 km. Ou seja, os dados ainda variam entre as agências internacionais.
Por sorte, não houve relatos imediatos de danos estruturais graves, mas o susto foi generalizado. Uma pessoa ficou ferida ao pular de uma sacada durante o tremor, segundo a emissora TGRT. O terremoto coincidiu com um feriado nacional, o que aumentou a movimentação nas ruas e a preocupação com possíveis réplicas.
Logo após o tremor principal, o Centro Sismológico Euromediterrâneo (ESMC) registrou três abalos secundários. Dois deles tiveram magnitude de 5,0 e o terceiro chegou a 4,5, o que reforçou o clima de tensão.
A AFAD emitiu um alerta para que os moradores evitem retornar a edifícios que possam ter sido comprometidos. A cidade, que abriga cerca de 16 milhões de pessoas, está situada sobre uma das falhas geológicas mais ativas do mundo, tornando eventos como esse motivo constante de preocupação.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Primavera 2025: Paisagismo em alta une flores, estilo e bem-estar na nova estação
Previsão do tempo para o Oeste da Bahia
Um acidente em Formosa do Rio Preto, na Bahia, deixou duas mulheres feridas na manhã…
Jovem de 18 anos é baleado no bairro Vila Nova em Barreiras, Bahia e tenta…
Idoso de 62 anos é esfaqueado em tentativa de homicídio pelo suposto companheiro em Luís…
Motociclista sem identificação morre durante acidente na BR-242 em Barreiras, na Bahia.
This website uses cookies.