Mundo

Terremoto seguido de tsunami deixa centenas de mortos na Indonésia

da Folhapress | São Paulo

 

Já passa de 380 o número de mortos na Indonésia após uma sequência de dois terremotos, seguido de tsunami, atingir a região da ilha de Sulawesi nesta sexta-feira (28). A informação da agência de gestão de desastres do país foi divulgada pelas agências de notícias na madrugada deste sábado (29).

Os fenômenos climáticos, que também destruíram muitas casas e edifícios, deixaram centenas de feridos que estão sendo atendidos em hospitais próximos. A maioria dos mortos e feridos foi registrada na cidade de Palu.
“Informações iniciais dão conta de que vítimas morreram quando um prédio veio abaixo”, disse o porta-voz da agência de resposta a desastres do país, Sutopo Purwo Nugroho, que afirmou que os impactos dos tremores e do tsunami ainda estão sendo calculados. “Nós aconselhamos as pessoas a permanecerem nas áreas seguras, longe de prédios danificados”, completou.

O maior dos tremores teve magnitude 7,5 e ocorreu a uma profundidade de 10 km, com epicentro a 35 km da cidade de Dongalla. Ele causou o tsunami com ondas de até dois metros que atingiram Palu. Segundo as autoridades, não há previsão de novas ondas gigantes.

Pouco antes, um tremor de magnitude 6,1 já tinha atingido a mesma região.
Não há informações exatas ainda da destruição causada na região -cerca de 600 mil pessoas vivem em Palu e Dongalla, as mais atingidas.

A Indonésia costuma sofrer com terremotos e um tremor de magnitude 9,1 em 2004 próximo da costa do país causou o tsunami que deixou mais de 220 mil mortos na região.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Carro pega fogo após acidente na BR-135 em Riachão das Neves

Um acidente na BR-135 foi registrado na manhã desta segunda-feira (21), no trecho entre Riachão…

% dias atrás

Morte do Papa Francisco: o que acontece agora no Vaticano

A morte do Papa Francisco, confirmada nesta segunda-feira (21), marca oficialmente o início do período…

% dias atrás

Papa Francisco morre aos 88 anos e deixa legado de fé e reformas na Igreja

O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), anunciou o Vaticano. Primeiro pontífice latino-americano da história,…

% dias atrás

Vitória empata com o Fluminense no Maracanã com gol no fim

O Vitória empatou com o Fluminense por 1 a 1, na noite deste domingo (20),…

% dias atrás

Acidente na BR-020 mata casal no Oeste da Bahia

Um grave acidente na BR-020 matou duas pessoas e deixou uma criança ferida com gravidade…

% dias atrás

Saiba por que a Caliandra é uma das flores mais atrativas para beija-flores

Caliandra é irresistível para beija-flores por seu néctar farto e floração vibrante. Descubra como cultivar…

% dias atrás

This website uses cookies.