Última grande chuva de meteoros de 2024 acontece hoje à noite

Se você é apaixonado por fenômenos astronômicos, não pode perder a última grande chuva de meteoros de 2024! Na noite desta sexta-feira (13) e madrugada de sábado (14), as Geminídeas prometem iluminar o céu com até 150 meteoros por hora, em condições ideais de observação.

De acordo com a Agência Brasil, é uma das chuvas de meteoros mais intensas e fascinantes do ano, podendo ser vista sem o auxílio de telescópios ou binóculos. No entanto, a proximidade da Lua cheia pode reduzir a visibilidade, tornando os meteoros mais alongados dos protagonistas da noite.

O que são as Geminídeas?

Essa chuva de meteoros ocorre anualmente entre os dias 2 e 21 de dezembro e chamada assim porque sua radiante, o ponto de onde os meteoros parecem se originar, está localizada na constelação de Gêmeos. Ao contrário da maioria das chuvas de meteoros, que estão associadas aos cometas, as Geminídeas têm como objeto parental o asteroide 3200 Phaethon.

Segundo o Observatório Nacional (ON), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o asteroide libera partículas quando se aproxima do Sol. Essas partículas entram na atmosfera da Terra, gerando os rastros luminosos que vemos no céu.

Curiosamente, a atividade dessa chuva tem aumentado ano após ano, com expectativa de atingir o auge por volta de 2050.

Como observar a chuva de meteoros

Para apreciar o espetáculo, siga estas dicas:

  1. Escolha um local com pouca poluição luminosa: áreas afastadas das luzes urbanas são ideais para uma melhor visibilidade.
  2. Evite olhar diretamente para a Lua: A luminosidade pode dificultar uma observação.
  3. Aguarde a adaptação dos olhos: leve cerca de 20 minutos para que seus olhos se habituem à escuridão.
  4. Deite-se confortavelmente: uma cadeira de praia é uma ótima opção para observar o céu por mais tempo.

Conforme os astrônomos, a melhor hora para observação será nas primeiras horas da madrugada.

Onde será melhor visível?

No Brasil, as regiões do Norte do país terão as condições mais desenvolvidas para observar a chuva de meteoros. Mas isso não impede que outras localidades também tenham a chance de testemunhar as ocorrências.

Curiosidades sobre as Geminídeas

  • São uma das poucas chuvas de meteoros associadas a um asteroide, e não a um cometa.
  • Nas condições ideais, pode gerar até 150 meteoros por hora.
  • A constelação de Gêmeos, onde está o radiante, é visível no hemisfério Sul, tornando o acessível para milhões de pessoas.

Leia mais em Portal do Cerrado

brasil
Comentários (0)
Adicionar Comentário