O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de situação meteorológica perigosa para a região Oeste da Bahia. De acordo com o órgão, a umidade do ar poderá atingir níveis críticos, variando entre 20% e 12%. O alerta tem início às 12 desta terça-feira (18) com previsão de continuar até às 19h. Com o alerta, há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A baixa umidade do ar pode trazer diversos impactos à saúde e ao meio ambiente. É importante que a população esteja alerta e adote medidas de prevenção, como evitar atividades físicas intensas nos horários mais quentes do dia, hidratar-se constantemente, utilizar umidificadores de ar e evitar queimadas.
Segundo o Inmet, a situação de baixa umidade do ar tende a perdurar nos próximos dias. Portanto, é fundamental que todos fiquem atentos às orientações das autoridades locais e sigam as precauções necessárias para minimizar os riscos associados a essa condição climática.
A previsão meteorológica indica tempo quente e seco durante o dia, com temperaturas variando entre 32º C no decorrer da semana e mínimas de 15º C durante a noite.
O alerta é válido para vários municípios do Oeste da Bahia, Leste do Tocantins e do Sul do estado do Piauí.
Como melhorar a umidade do ar:
Invista em aparelhos umidificadores se puder.
Aposte nas plantas dentro de casa.
Coloque um balde de água nos cômodos.
Pendure toalhas molhadas no quarto.
Mantenha a casa limpa e arejada.
Cuidados:
Aposte em uma alimentação saudável.
Combata o ressecamento das vias aéreas.
Evite exposição solar.
Umidifique o ambiente.
Escolha bem o horário da prática de exercícios.
Mantenha a hidratação da pele.
Evite caminhadas e exercícios físicos nos horários indicados, beba bastante líquido.