No mês de combate ao câncer de cabeça e pescoço, informação foi o que teve de sobra na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital do Oeste (HO), que abraçou a causa do “Julho Verde” com a realização de rodas de conversa, distribuição de folders e laços verdes para os acompanhantes e pacientes que fazem tratamento na unidade.
“O ato de fumar é um dos maiores causadores dos tumores de cabeça e pescoço. Além disso, é importante que haja a prática de hábitos saudáveis como atividades físicas, higiene bucal adequada, uso de protetor solar, dentre outros”, destaca o oncologista Diego Souza. De acordo com a Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil, o tumor de cabeça e pescoço já é o segundo mais comum entre os homens e o quarto mais incidente entre as mulheres no Brasil.
Alguns sintomas como verrugas na língua, dores constantes de ouvido, rouquidão e dor na garganta, sangramento ou obstruções nasais são sinais que servem de alerta para que o paciente procure um médico que possa investigar melhor sobre a sua saúde. A prevenção continua sendo o melhor caminho, haja visto que quanto antes seja a descoberta do câncer, maiores são as chances de um tratamento com bons resultados.