Zona livre da Aftosa há 22 anos, a Bahia tem alcançado uma maior cobertura de vacinação de seu rebanho a cada campanha de vacinação. A perspectiva da Agência Estadual de Defesa Agropecuária- Adab, que coordena a campanha que começa amanhã 1º e vai até 30 de novembro, é atingir uma cobertura superior a 90% em todas as regiões.
Técnicos da Unidade Veterinária Local – UVL da Adab em Formosa do Rio Preto vão acompanhar em todos os quatro municípios de sua jurisdição, através da chamada vacinação assistida e vacinação fiscalizada. No final da etapa de vacinação, os técnicos deverão fiscalizar as propriedades que por algum motivo não tenham feito a entrega das declarações ou os criadores com histórico de inadimplência.
É necessário que o criador tenha em mente que a vacina contra a Febre Aftosa é obrigatória. Um único caso da doença coloca todo o rebanho de todos os criadores sob suspeita e isso traz, certamente, prejuízos pra todo mundo, além de colocar todo um trabalho feito ao longos dos anos a perder.
diz Sanderson Barreto, responsável pela UVL em Formosa do Rio Preto
São cerca de 281.100 bovinos espalhados pelos municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Mansidão e Buritirama e distribuídos em 7.454 propriedades. Os técnicos da UVL também já fiscalizaram o estabelecimentos credenciados para a revendas das vacinas. Em Formosa do Rio Preto são quatro lojas autorizadas que já passaram por inspeções como a conferência de armazenamento e refrigeração que já estão com estoque suficiente para atender os criadores de 1.254 propriedades e cerca de 61.500 bovinos.
Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de até 24 meses. Em seguida, todo o rebanho deve ser declarado nos escritórios ou pelo site da Adab.