Bahia

Valmir Assunção rebate ruralistas e critica agronegócio que desmata e usa de trabalho escravo

Durante reunião da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) subiu o tom contra os parlamentares ruralistas. Assunção se referiu às reações de deputados da oposição em relação às declarações de Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). No último dia 28, em evento realizado na China, Viana disse que o desmatamento é uma realidade do Brasil e que foi ampliado nos últimos quatro anos.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

“É fato e concreto que aumentou o desmatamento na região Amazônica, porque tinha um ministro da motosserra que dizia que podia passar a boiada. É concreto que o desmatamento na região Amazônica foi para criar boi e plantar grãos”, disparou Assunção.

De acordo com dados do Imazon, entre 2019 e 2022, durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a área derrubada na Amazônia atingiu 35.193 km². O tamanho é maior do que os estados de Sergipe e Alagoas juntos. Na comparação com os quatro anos anteriores, o aumento foi de quase 150%.

Na China, Jorge Viana afirmou que nos últimos 50 anos foram 84 milhões de hectares desmatados, sendo que 67 milhões foram para a pecuária e 6 milhões para agricultura. Para o presidente da APEX, com técnicas sustentáveis, a necessidade de terras para pecuária seria de apenas 32 milhões. Viana ainda destacou o compromisso da agricultura brasileira em enfrentar o desmatamento.

“É necessário o agronegócio cuidar para que não se tenha trabalho escravo, para que não desmate e destrua a natureza. Essa que deve ser a preocupação central. Para quando os deputados e as lideranças do agronegócio mostrarem que não tem desmatamento, que não tem trabalho escravo. O Ministério do Meio Ambiente trabalha para que a produção brasileira esteja em consonância com as regras ambientais”, completou Valmir.

Deputado Federal Valmir Assunção rebate ruralistas e critica agronegócio que desmata e usa de trabalho escravo – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Identificada vítima de acidente com ônibus em Mansidão

Foi identificada como Edna Oliveira Silva, de 68 anos, moradora da cidade de Jequié, no…

% dias atrás

Chris Brown é preso em hotel cinco estrelas na Europa

Chris Brown, famoso rapper conhecido mundialmente, foi preso em um famoso hotel cinco estrelas de…

% dias atrás

Bola de fogo no céu surpreende moradores no Oeste da Bahia

Moradores de várias cidades do Oeste da Bahia registraram uma bola de fogo no céu…

% dias atrás

Apostador de Formosa do Rio Preto ganha quase R$ 6 mil na Quina

Um apostador de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, faturou R$ 5.971,58…

% dias atrás

Bahia chega a 31 unidades policiais entregues em 2025

Com a entrega da nova Delegacia Territorial (DT) e da sede da 4ª Companhia Independente…

% dias atrás

Ônibus tomba e deixa uma pessoa morta na serra de Mansidão

Acidente com ônibus de passageiros deixa uma mulher morta entre Mansidão e Santa Rita de…

% dias atrás

This website uses cookies.