Reprodução: Mapa
O maior município do nordeste brasileiro, se apresenta, de acordo com dados divulgados ontem, quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, como o quinto melhor valor de produção do Brasil. Segundo o IBGE, o valor da produção de Formosa do Rio Preto, no chamado preço de porteira, que é quando o preço é livre de fretes e impostos, multiplicado pelo total produzido foi de R$ 2.6 bilhões.
Formosa do Rio Preto, saiu da 17ª posição do ranking em 2008 para a 5ª em 2018 e essa evolução não ocorre a um ritmo mais acelerado porque o município tem grande deficiência de energia elétrica, segundo informa a Folha de S. Paulo em matéria publicada hoje (6).
Ainda segundo a Folha, as vantagens de Formosa do Rio Preto são que, além da soja, cultiva algodão, produto com bons preços nos anos recentes e que ajudou a inflar as receitas dos produtores nesses municípios.
O valor total da produção agrícola no ano passado somou R$ 344 bilhões, 8,3% mais do que em 2017. A área colhida foi de 77,8 milhões de hectares, rendendo 227,5 milhões de toneladas.
Entre os três principais municípios produtores do país estão São Desidério (BA), Sapezal (MT) e Sorriso (MT). O primeiro e o terceiro têm a soja como principal produto. Já em Sorriso, o destaque é o algodão.
Campo Novo do Parecis (MT) e Formosa do Rio Preto (BA) completam a lista dos cinco municípios que estão no topo do ranking dos que obtêm as maiores receitas agrícolas.
Bebê baleado em Ibotirama, na Bahia, é transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras,…
Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.
ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…
Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto
Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…
This website uses cookies.