Foto: RS via Fotos Publicas
Em uma ação dramática, militares bolivianos, liderados por blindados, tentaram invadir o Palácio Presidencial durante uma tentativa de golpe contra o governo do presidente Luis Arce, na Bolívia. O confronto culminou com o presidente Arce cara a cara com o general Juan José Zuñiga, comandante do Exército, nas portas do palácio e a prisão dele na noite desta quarta-feira (26).
Zuñiga, recentemente destituído por Arce, recusou-se a entregar o cargo e é acusado de planejar o golpe.
Ele que atuou como comandante geral do Exército Boliviano desde 2022 até sua destituição esta semana, perdeu o cargo após uma série de ameaças ao ex-presidente Evo Morales. Além das acusações de tramar o golpe, Zuñiga está sob suspeita de desviar cerca de 2,7 milhões de pesos bolivianos (cerca de 1,76 milhões de reais), de acordo com a revista Carta Capital.
Mais cedo, o presidente Luis Arce alertou a comunidade internacional sobre a “mobilização irregular de algumas unidades do Exército” e identificou Zuñiga como o principal suspeito de liderar a tentativa de golpe.
Ainda assim, a situação na Bolívia permanece tensa, com a comunidade internacional observando de perto os desdobramentos da grave crise política. OEA e União Europeia repudiaram a tentativa de golpe na Bolívia.
Operação Primus da Polícia Civil prende sete suspeitos e mira esquema de combustíveis na Bahia
Movimentação policial e presença do IML em Barreiras, na Bahia, levantam suspeitas sobre desaparecimento de…
YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
This website uses cookies.