A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Ilhéus (FICCO/Ilhéus) deflagrou, na madrugada desta quarta-feira (30), a Operação Frater Dominus, com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar da Bahia e da CORE/SE (Sergipe). A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios e lavagem de dinheiro, com atuação em diversos municípios da Bahia e também em Sergipe.
Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão, expedidos pela Justiça da Comarca de Ubaitaba (BA). As medidas acontecem nas cidades de Ubaitaba, Maraú, Itacaré, Salvador, Itapetinga e Itabuna, além de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe.
Entre os alvos prioritários estão vereadores, funcionários públicos e lideranças criminosas, apontados como mandantes ou participantes diretos dos crimes investigados.
A operação mobiliza mais de 150 policiais das três forças que integram a FICCO/Ilhéus. Participam equipes da DRACO, DENARC e DEPIN (DIRPIN Sul, 6ª e 7ª COORPINs), pela Polícia Civil da Bahia, enquanto, em Sergipe, as ações são coordenadas pela CORE/SE. Já os policiais militares envolvidos pertencem às unidades CIPE Cacaueira, RONDESP Sul, TOR, CPR Sul e CPR Recôncavo.
Durante as investigações, os agentes identificaram que a organização movimentou mais de R$ 20 milhões em transações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas dos investigados. Por isso, a Justiça determinou o sequestro de bens adquiridos com o lucro do crime, visando descapitalizar o grupo e garantir a efetividade da persecução penal.
O foco da operação é apreender materiais ilícitos e bens de origem criminosa, reunir provas e efetuar prisões, fortalecendo o combate ao crime organizado na região.
A FICCO/Ilhéus é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, atuando de forma conjunta no enfrentamento às organizações criminosas no sul da Bahia.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

