por João Paulo Pinheiro
Na noite da última terça-feira (20 de agosto), a Cidade de Santa Rita de Cássia teve a honra de receber o Sr. Eurypedes Pamplona, o único veterano homem da 2ª. Guerra Mundial do Oeste Baiano, hoje com 100 anos de idade.
A visita ocorreu à noite, para os alunos do Curso Nerds Pré-Vestibular, sediado no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, e que está em funcionamento desde maio do presente ano, capacitando os jovens santarritenses para a prova do ENEM.
Na oportunidade, o policial militar João Pinheiro, professor de história do Nerds, e biógrafo desse herói nacional, palestrou para os estudantes, explicando a trajetória da Força Expedicionária Brasileira no pior conflito da humanidade, bem como a participação de Eurypedes Pamplona, e de Aracy Sampaio, também barreirense, e falecida desde o ano de 2008.
Após a palestra, que enriqueceu bastante o conhecimento dos alunos sobre esta página gloriosa da história nacional, os discentes receberam os exemplares da biografia do expedicionário, aproveitando o ensejo para autografa-los, e serem fotografados juntos a este ícone mundial. Vale lembrar que esta já é a segunda edição do livro, lançada recentemente para celebrar os 100 anos do ex-combatente baiano.
Também prestigiaram esta grande aula os familiares dos estudantes, bem como os policiais de Santa Rita de Cássia, representando o segmento militar da região, bem como externando a filosofia da polícia comunitária, sempre aberta ao diálogo com a sociedade, pautada pelos princípios da educação moral e cívica, em valorizar os grandes heróis nacionais.
Eurypedes Pamplona pernoitou em Santa Rita de Cássia, e após uma rápida visita ao município no dia seguinte, regressou para a sua residência em Barreiras, na Rua Ruy Barbosa, nº 369, que desde o ano de 2015 transformou-se no Museu do Cabo Pamplona, recebendo costumeiramente visitas de estudantes, pesquisadores e entusiastas da Força Expedicionária Brasileira.
João Paulo Pinheiro
João Paulo Pinheiro é Policial Militar e Professor de História