Vídeo de peixe do Juízo Final viraliza nas redes sociais do Brasil

O suposto aparecimento de um peixe-remo, no litoral brasileiro, conhecido popularmente como “peixe do Juízo Final”, viralizou nas redes sociais esta semana. O animal habita grandes profundezas, e raramente aparece na superfície. Em algumas culturas, principalmente no Japão, acredita-se que a sua presença está associada a terremotos e tsunamis, o que gerou especulações e curiosidade entre a população.

Pescadores teriam encontrado o peixe em uma ilha capixaba durante essa semana, mas g1 contestou a informação. Segundo um biólogo consultado pela reportagem, diz que as características do ambiente não se assemelham às do Espírito Santo, onde não há relatos de aparição da espécie.

Rapidamente, o vídeo se espalhou pelas redes sociais, alimentando o debate sobre a possível ligação do animal com eventos naturais extremos.

“O registro não parece ter sido feito no Espírito Santo, se assemelha mais com regiões do litoral norte-americano, onde são mais comuns relatos de aparecimento da espécie”, falou, destacando características como formação rochosa, vegetação e um paredão de pedra que aparece no vídeo que não existe no estado capixaba.

O nome de uma ilha desabitada no Golfo da Califórnia, chamada Espiritu Santo, justamente na região apontada pelo biólogo, pode ter provocado a confusão nas redes sociais. Muitas pessoas estão vendo o nome e associando ao estado do Espírito Santo.

O que é o peixe do Juízo Final?

O peixe-remo (Regalecus glesne) considerado o maior peixe ósseo do mundo, pode atingir até 11 metros de comprimento. Seu corpo alongado e prateado se move de forma ondulatória, o que contribui para sua aparência peculiar.

Por viver em profundidades entre 200 e 1.000 metros, seu aparecimento em águas rasas é raro. Quando isso acontece, os especialistas indicam que fatores como doenças, mudanças ambientais ou variações nas correntes marítimas podem estar por trás das características. Além de seu tamanho incomum, o peixe possui uma crista vermelha ao longo da cabeça e nadadeiras dorsais, tornando-o facilmente reconhecível.

Peixe-remo e a lenda da previsão de terremotos

A crença de que o peixe do Juízo Final pode prever desastres naturais de origem na cultura japonesa. No folclore do Japão, ele é chamado de “Mensageiro do Palácio do Mar” e é considerado um presságio de terremotos e tsunamis.

O mito ganhou força em 2011, quando diversos exemplares apareceram na costa do Japão meses antes do grande terremoto e tsunami que atingiram Fukushima. Desde então, sempre que aparece um peixe-remo, surgem questionamentos sobre uma possível ligação com eventos sísmicos.

Os cientistas, no entanto, afirmam que não há comprovação científica dessa relação. Estudos indicam que a presença de peixes em águas superficiais pode estar associada a mudanças na temperatura da água, alterações nas correntes oceânicas e desequilíbrios ambientais.

A aparição do peixe do Juízo Final no Espírito Santo segue sem explicação definitiva, mas continua despertando interesse entre moradores e especialistas.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário