Reprodução: Boatos.org
Um vídeo gravado em uma fazenda de Formosa do Rio Preto na Bahia viralizou nas redes sociais e foi objeto de checagem das principais agências que combatem fake news, as chamadas fact-checking. Segundo o site Aos Fatos, publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook na segunda-feira (31).
De acordo com uma publicação na internet, a China estaria veiculando uma propaganda na Alemanha, afirmando que dominaram o Brasil. Segundo a história, a prova estaria em um vídeo gravado por uma mulher que diz residir na Alemanha. Nas imagens, é possível ver diversas pessoas asiáticas trabalhando e vivendo em um local que produz abacaxi, abacate, manga etc. Confira:
O vídeo que circula pelo WhatsApp mostra a Doalnara Oasis Farm, uma fazenda de agricultura orgânica localizada em Formosa do Rio Preto, no interior da Bahia. A propriedade é da empresa sul-coreana Doalnara, que não tem nenhuma relação com o governo da China ou com empresas chinesas. Além da plantação comercial, a fazenda também abriga uma comunidade de funcionários, a maior parte deles coreanos, que vive sob os preceitos do mestre Suk Sun — um líder espiritual cristão.
De acordo com o site Boatos.Org, a informação pegou muita gente de surpresa e viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook. Apesar disso, a história não é verdadeira.
O vídeo pode ser encontrado em diversas línguas, incluindo português, inglês, hindi, coreano, chinês e alemão — a língua que aparece no vídeo viral — no canal da empresa na plataforma. E também em português:
O vídeo institucional está disponível no YouTube, com o título e a descrição também em alemão, e é possível ver as cenas usadas na peça desinformativa a partir do minuto 5”27.
A Doalnara Oasis foi estabelecida em 2009, na Bahia. Nos anos seguintes, a empresa comprou outras três propriedades, duas em São Paulo e outra na própria Bahia. Parte do financiamento vem do governo sul-coreano, segundo uma reportagem da Deutsche Welle.
As agências Lupa e Boatos.org também fizeram checagem e desmentiram as publicações.
Ainda de acordo com a Lupa, a verificação foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Em meio ao clima tranquilo da noite de terça-feira (15), a Feira da Páscoa em…
A polêmica envolvendo o comportamento de Cauã Reymond nos bastidores da novela Vale Tudo gerou…
Bancos estarão fechados no dia 18, seguirão sem funcionamento no fim de semana (19 e…
Aprenda como salvar suculentas que estão apodrecendo por excesso de rega com técnicas simples e…
Folhas amareladas no bambu da sorte? Descubra o que fazer para recuperar a cor verde…
Rauw Alejandro, cantor porto-riquenho de 32 anos, finalmente vem ao Brasil! O show mais aguardado…
This website uses cookies.