A chuva forte que atingiu o município de Muquém de São Francisco, no Oeste da Bahia, causou alagamentos em ruas da cidade neste sábado (27), deixando mais de 500 pessoas desalojadas. Uma imagem aérea mostra as casas invadidas pela água e ruas transformadas em rios.
Para o g1, a Secretária de Assistência Social de Muquém de São Francisco, Luciara Passos, disse que a cidade está sem abastecimento de água. Segundo ela, o município de Ibotirama, na mesma região, deu suporte com carro-pipa.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), informou que a principal elevatória de água tratada do sistema de abastecimento que atende as cidades de Muquém de São Francisco, Wanderley e o distrito do Javi está submersa e parou de operar. Diante desse cenário, o fornecimento de água está suspenso para essas localidades.
A empresa informou que está providenciando o conserto da estação, mas o acesso está interditado devido ao alagamento. Assim que os técnicos conseguirem realizar todos os reparos, o fornecimento será retomado nas áreas afetadas, de forma gradativa.
Os moradores que estão desalojados foram encaminhados para casas de parentes e a prefeitura disponibilizou dois colégios municipais – Antônio Carlos Magalhães e Creche Gente Inocente – para abrigar a população, conforme informou Luciara Passos, ao g1.
Conforme o g1, o município também tem apoio da igreja católica, que está recebendo moradores no templo religioso. A prefeitura disse ainda que acionou o Corpo de Bombeiros de Barreiras e a Defesa Civil.
Wanderley, na mesma região da Bahia, também enfrenta problemas parecidos devido à chuva na região. Por lá, moradores também tiveram casas invadidas e moradores ilhados, resgatados pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados a alojamentos.