Vídeo; sete sóis no céu da China impressiona a web

Imagens impressionantes de sete sóis surgindo no céu de Chengdu, na China, tomaram conta das redes sociais esta semana, intrigando milhares de internautas. O vídeo, gravado no último domingo (18), mostra o sol sendo replicado sete vezes no céu, criando um fenômeno visual que gerou inúmeras especulações online.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Apesar do espanto inicial, especialistas consultados pelo jornal chinês “Dimsum Daily” esclareceram que o fenômeno não passa de uma ilusão de ótica. Segundo Zeng Yang, vice-presidente da Sichuan Society for Amateur Astronomy, na China, o efeito é causado pela refração e reflexão da luz em camadas de vidro. “Cada camada adicional de vidro cria outra imagem virtual. Às vezes, mesmo com o mesmo painel de vidro, o número de imagens virtuais pode variar dependendo do ângulo de visão”, explicou Zeng.

Além da multiplicação dos sóis, os astros aparecem “eretos e visivelmente mais escuros”, características comuns desse tipo de fenômeno. Embora raro, o fenômeno é perfeitamente explicado pela ciência. As imagens geradas pela reflexão e refração da luz proporcionam um espetáculo que continua fascinando a todos que o testemunham.

O evento durou cerca de um minuto, de acordo com relatos publicados em O Globo. O vice-presidente da Sichuan Society for Amateur Astronomy, Zeng Yang, explicou que os sete sóis aconteceram devido uma ilusão de ótica comum causada pela refração e reflexão da luz em camadas de vidro.

— Cada camada adicional de vidro cria outra imagem virtual. Às vezes, mesmo com o mesmo painel de vidro, o número de imagens virtuais pode variar dependendo do ângulo de visão — descreveu ele.

O relatório da instituição ainda observou que os vários sóis no vídeo parecem “eretos e visivelmente mais escuros”, car

No X, internautas ficaram surpresos com o evento e repercutiram a imagem. “Que preciosidade”, publicou um. “Que maravilha é a natureza”, escreveu outro.

Veja o vídeo e surpreenda-se com esse raro fenômeno óptico que capturou a atenção do mundo. Veja:

Mundo
Comentários (0)
Adicionar Comentário