Vigilância Sanitária do Estado vistoria lavanderia de hospital de Formosa do Rio Preto e encontra irregularidades

Após denúncia de 5 vereadores sobre as más condições de funcionamento da lavanderia do Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago que colocava em perigo pacientes, prepostos da Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, vistoriaram a unidade da manhã de ontem (23).

Um relatório deverá ser emitido, mas informações a que o Portal do Cerrado teve acesso, diz que a lavanderia foi interditada parcialmente, inclusive com a retirada do local dos equipamentos irregulares como uma máquina de lavar e um tanquinho de uso doméstico que estava em uso, que não é adequada para lavanderia hospitalar.

A área só não foi totalmente interditada, dada a essencialidade do serviços que não podem ser interrompidos como passagem de ferro no enxoval.

Após matéria veiculada no Portal do Cerrado, a prefeitura de Formosa do Rio Preto chegou a emitir uma nota de esclarecimento admitindo o uso irregular e dizia entre outras coisas que “a operacionalização com máquina doméstica e tanquinho, mesmo que de forma provisória e emergêncial, não configura uma irregularidade, já que, como foi ressaltado no próprio texto, o serviço é essencial e não pode ser interrompido até que o equipamento original seja recuperado ou substituído”.

“No que diz respeito às condições do enxoval hospitalar, de fato, alguns lençóis encontram-se rasgados e em estado avançado de desgaste…”

Foto: Reprodução/Divulgação

Em dezembro, uma nova máquina foi adquirida e ficou no almoxarifado da unidade para ser instalada. De acordo com as informações a máquina foi colocada em funcionamento pelo próprio hospital no início do ano mas apresentou defeitos em seguida e desde então ficou parada uma vez que a administração do hospital não providenciou a manutenção e nem acionou a garantia da empresa Golden Med, fornecedora do produto com nota fiscal emitida 15 de dezembro de 2020.

Nota Fiscal da aquisição de máquina de lavar emitida em 15/12/2020 -Imagem: Reprodução
cidade
Comentários (0)
Adicionar Comentário