O aguardado evento da Bola de Ouro 2024 contará com a ausência de uma das maiores estrelas da lista de indicados: Vini Jr, do Real Madrid. O brasileiro e o clube espanhol decidiram não comparecer à cerimônia em Paris, após fontes informarem que não concederão o prêmio ao atacante.
De acordo com a rádio francesa RMC e o jornal espanhol Marca, o vencedor já estaria definido e deve ser o espanhol Rodri, do Manchester City. Vini Jr, que teve uma temporada marcante com títulos pela Supercopa da Espanha, La Liga e Champions League, era visto como um dos principais concorrentes, mas aparentemente os critérios da France Football – que organiza a premiação – favoreceram Rodri, campeão da Eurocopa com a seleção espanhola e peça fundamental no Manchester City.
Critérios e processos de votação da Bola de Ouro
Os vencedores da Bola de Ouro são definidos por um júri especializado de 100 jornalistas de países que ocupam as primeiras posições no ranking da FIFA, além de embaixadores selecionados pela UEFA. Cada jurado vota em uma lista de 30 nomes e distribui pontos conforme o desempenho de cada atleta.
Os três principais critérios que orientam a votação são:
- Desempenho individual e caráter decisivo
- Conquistas e desempenho do time
- Classe e jogo limpo
Com base nos critérios, Rodri se torna o principal candidato a receber o prêmio. Em tese, impulsionado pela atuação como o melhor jogador da Euro e pelo impacto nas conquistas do City. Na temporada, ele participou de 50 jogos, somando nove gols e 13 assistências.
Vini Jr, que já apareceu na lista final nas últimas duas temporadas (2021/22 e 2022/23), é o único brasileiro concorrendo este ano. Mas não será desta vez que o Brasil quebrará o jejum de vencedores desde 2007, quando Kaká levou o troféu.
Além de Rodri, outro concorrente é Jude Bellingham, companheiro de Vini Jr. no Real Madrid, que também teve grande destaque. Contudo, a vitória de Rodri na Euro, uma conquista que Vini Jr. não pôde igualar na Copa América, teria pesado decisivamente na escolha final.
O resultado da premiação acontece no Théâtre du Châtelet, em Paris, às 16, com transmissão pela TNT.