Sobe para 17 o número de mortos em acidente com ônibus com baianos em Pernambuco

acidente com ônibus em Pernambuco, BR-423, acidente Saloá, Agreste Pernambucano
Acidente com ônibus de passageiros na BR-423 em Saloá, no estado de Pernambucos, deixa mais de 10 mortos - Foto: Redes sociais via g1

O número de mortos no acidente com ônibus em Pernambuco subiu para 17, segundo confirmou a Secretaria de Defesa Social (SDS) neste sábado (18). O veículo tombou na BR-423, em Saloá, no Agreste do estado, na noite de sexta-feira (17).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o coletivo transportava 40 passageiros, número maior do que o informado inicialmente. Algumas pessoas teriam embarcado como caronas.

Como o acidente aconteceu

Segundo a PRF, o motorista do ônibus acessou a contramão e colidiu contra rochas às margens da rodovia, na região da Serra dos Ventos. Logo depois, ele conseguiu retornar ao sentido correto, mas bateu novamente em um barranco de areia e o veículo tombou.

O ônibus era de turismo e tinha autorização de fretamento válida, conforme explicou o chefe de Policiamento da PRF em Garanhuns, Luciano Holanda:

“Não era um transporte clandestino. O ônibus tinha termo de autorização de fretamento vigente para essa viagem”, disse o policial.

Passageiros de cidades da Bahia e Minas Gerais

De acordo com a empresa BF Turismo, contratada para realizar o transporte, os passageiros eram naturais de cidades da Bahia e de Minas Gerais. Entre elas:

Urandi, Caetité, Caculé, Boquira, Rio do Pires, Dom Basílio, Barra da Estiva, Aracatu e Vila Mariana (BA), além de Monte Azul, Porteirinha e Janaúba (MG).

A empresa lamentou o acidente e informou que enviou uma equipe a Pernambuco para acompanhar o caso e oferecer assistência às famílias.

Identificação das vítimas

Segundo a SDS, 11 corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste, e seis para a sede do órgão, no Recife.

Entre as vítimas estão 11 mulheres, quatro homens e duas pessoas ainda sem gênero identificado.

A identificação será feita com fichas papiloscópicas enviadas pelos institutos de identificação da Bahia e de Minas Gerais, contendo dados como impressões digitais e RG.

Em nota, o governo pernambucano expressou solidariedade às famílias e informou que equipes especializadas atuam na perícia e liberação dos corpos.

Feridos e atendimentos

De acordo com o balanço divulgado pela SDS e pela PRF, os feridos foram levados inicialmente para o Hospital de Saloá e depois transferidos ao Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns.

No sábado à tarde, o quadro era o seguinte:

  • Um paciente morreu na manhã deste sábado;
  • Seis seguem internados na UTI;
  • Seis estão em observação com ferimentos leves;
  • Cinco receberam alta hospitalar.

Equipes da PRF, Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Instituto de Criminalística (IC) participaram do resgate e das investigações.

Acidente com ônibus em Pernambuco; Acidente Saloá; Acidente BR-423, Acidente Pernambuco

Operação de resgate

O Corpo de Bombeiros informou que o acionamento ocorreu por volta das 20h de sexta-feira e enviou cinco viaturas para o local, incluindo unidades de resgate e salvamento.

De acordo com o g1, testemunhas relataram que alguns passageiros foram arremessados para fora do veículo, o que pode indicar que nem todos usavam cinto de segurança.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado