A criação deste sítio (https://portaldocerrado.com) inaugura uma iniciativa especial, pois este se coloca como a porta de entrada de formação e informações dos cidadãos territorializados na Bacia do Rio Grande, especialmente de Formosa do Rio Preto (BA). A partir de agora textos e demais comunicações aparecerão neste sítio ou site para os formosenses, para os baianos, brasileiros e até  nossos irmãos planetários que têm origem em outros países. Estaremos em rede conectados com informações, análises e conteúdos que dirão de nós, de nossos modos de vida, de nossas águas, de nossos cerrados, caatinga, veredas, gerais…

Este sítio é um chamamento para reflexão, para participação e para as ideias coletivas que melhorem a vida na cidade e no campo. São convocados aqui as reflexões e ações que coadunem com a melhoria do bem estar e da convivência coletiva. Aqui dialogaremos sobre o caminho trilhado pelos povos que bebem da mesma água (Urucuia), que compartilham o mesmo ambiente e que por isso criam identidades e afinidades. Sem limite de idade, mas com definição de responsabilidade!

É tempo de pensar em gente.  Andemos com o espírito de força, de coletividade, de unidade territorial, de humanidade que sabe o que lhe falta e que teima em buscar tempos melhores! Os dias vividos até aqui não tem nos sido muito favoráveis à amplidão da vida, das virtudes, distribuição honesta das riquezas e do desenvolvimento humano.

Nestes tempos sombrios de informações rápidas e passageiras convido a todos para colaborar com notícias, publicações, indicações de pessoas e seus artigos e informes que contribuam com o pensamento e desenvolvimento da gente.

O núcleo formador deste sítio já vinha fazendo história irradiando o diálogo neste território para fortalecer direitos e vencer limitações com a realização do Seminário do Cerrado, realizado em dezembro de 2017; Seminários de Combate ao Racismo Institucional, realizado em setembro de 2017 e abril 2018; Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia em Formosa do Rio Preto.

Queremos alcançar as estrelas, sem tirar os pés do chão”

Darlan Alves Lustosa
Publisher do Portal do Cerrado