Pernambuco: Dois casos de sarampo são confirmados

Divulgação

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou dois casos de sarampo no estado. Trata-se de um homem de 27 anos com histórico de viagem, no início de julho, para Manaus, onde há surto da doença. Lá, ele teve contato com um caso suspeito de sarampo. A segunda ocorrência é uma menina de 2 anos, sobrinha do homem, que mora com ele no Recife.

De acordo com a secretaria, os dois não comprovaram vacinação contra o sarampo. Amostras de sangue do homem e da menina foram encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, que confirmou a doença. Há ainda outros três casos relacionados a esses pacientes (dois familiares e uma funcionária) que continuam em análise.

“É importante ressaltar que, logo após a notificação dos casos, as medidas de vigilância e controle foram executadas pelas secretarias de Saúde do Recife (de origem dos pacientes) e de Jaboatão dos Guararapes (onde o homem trabalha), com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde”, informou a secretaria, por meio de nota.

Entre as ações desempenhadas pela pasta até o momento está o bloqueio vacinal de contatos dos casos confirmados. “Uma resposta rápida é essencial para quebrar a cadeia de transmissão e, consequentemente, o surgimento de um surto da doença”, destacou o diretor-geral de Controle de Doenças Transmissíveis da secretaria, George Dimech.

Sobre Darlan Alves Lustosa 3574 Artigos
Texto sobre o administrador do site.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.