Não se comemora mais o aniversário do Cerrado, se faz uma parada de reflexão sobre sua extinção.

Foto: HUmberto Cerrado

 

Por Humberto Cerrado | Ambientalista

 

Humberto é ambientalista pesquisador do bioma Cerrado

O Cerrado brasileiro é um ambiente que se encontra no centro do Brasil, isto faz com que ele seja o caminho das biodiversidades dos quatro cantos do país e único bioma a fazer transição com os outros, exceto com o Pampa, região sul do país. Sua grande diversidade vegetacional faz transição com a Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e com o Pantanal, essa característica faz com que o Cerrado detenha 5% de toda biodiversidade do Planeta e 1/3 da biodiversidade brasileira.

Com uma área que ocupa cerca de 23% do território brasileiro, cerca de 55% dessa área já foram desmatados ou transformados, sendo o restante dividido em uma pequena área intacta e fragmentada e a outra em processo de antropização. As consequências da destruição desse grande ecossistema é o Cerrado ser considerado hoje um hotspot, ou seja, ecossistemas cuja biodiversidade sofre grande ameaça de extinção.

O Cerrado, assim como todo o Planeta, funciona através da interdependência entre os ecossistemas, os organismos vivos (flora e fauna) possuem seu papel ecológico, estes que dependem de um habitat equilibrado para exercerem esse papel.

Toda essa interação faz com que os ambientes cumpram seus ciclos geológicos, hidrológicos, dentre outros, o que torna os ambientes adequados para a qualidade de nossa existência.

Preservar é necessário!

 

 

0 0 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários