Campanha estadual de imunização na volta às aulas teve início nesta segunda-feira; Em Formosa do Rio Preto as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde

reproducao

O governo da Bahia promove de hoje até o dia 22 de fevereiro, a semana Estadual de Imunização nas escolas. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, professores, secretários municipais de educação e de saúde estarão mobilizados para informar aos alunos e pais a importância da vacinação e verificar se as doses foram tomadas. A intenção é atualizar as cadernetas das crianças e adolescentes e chegar a 95% de cobertura das vacinas contempladas no calendário nacional de vacinação.

A iniciativa também visa garantir a efetiva matrícula na rede de ensino, uma vez que a Carteira de Vacinação tornou-se um dos itens obrigatórios para matricular os alunos de até 18 anos de idade em creches e escolas da rede pública ou particular, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Em Formosa do Rio Preto, é importante lembrar que além de ser uma cidade de fronteira, também é cortada pela BR 135, por onde transita todos os dias um grande número de pessoas vindo de diversos lugares.

O Brasil apresenta hoje risco potencial de reintrodução de doenças imunopreveníveis já eliminadas das Américas, a exemplo da poliomielite, bem como a necessidade de conter a circulação do vírus do sarampo, reintroduzido recentemente no território nacional

Serão disponibilizadas para os estudantes todas as vacinas, principalmente as que hoje apresentam os menores níveis como pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hemophilus influenzae e hepatite B), poliomielite, tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola) e Febre Amarela. A ação será feita em escolas e nos postos de vacinação dos municípios baianos.

Os alunos devem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua região, os chamados “postinhos” em Formosa do Rio Preto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.