Defesa agropecuária proíbe trânsito de suínos entre o Piauí e Formosa do Rio Preto

Uma portaria da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), publicada no Diário Oficial desta terça-feira (9), proíbe por tempo indeterminado, o trânsito intraestadual de suídeos. A medida é em virtude do foco de Peste Suína Clássica (PSC) confirmado no município de Lagoa do Piauí.


Está proibido também o trânsito de produtos derivados, além de subprodutos, material de multiplicação animal de origem suídea, produtos patológicos e biológicos, presumíveis veiculadores do vírus da doença.

Na mesma portaria, a Adapi instituiu os corredores sanitários para trânsito interestadual de suídeos. Os animais só podem deixar o Piauí pelos seguintes trechos:

Divisa com Estado do CE: São João da Fronteira-PI, exclusivamente através da BR-222.
Divisa com Estado do MA: Floriano-PI/Barão de Grajaú-(MA)
Divisa com Estado do MA: Teresina-PI/Timon-MA, exclusivamente pela Ponte Engenheiro Antonio Noronha (conhecida como
Ponte da Tabuleta ou Ponte Nova);
Divisa com Estado do PE: Marcolândia-PI/Araripina-PE;
Divisa com Estado da BA: Cristalândia do Piauí-PI/Formosa do Rio Preto-BA, via BR-135.

Indenização

Em outra portaria, também publicada no Diário Oficial de ontem, a Adapi criou a comissão de avaliação e taxação dos animais que serão submetidos ao sacrifício sanitário, e dos bens destruídos com vistas a eliminação do agente viral.

Ficou estabelecido o valor de R$ 4,50 por peso vivo de animal abatido, como valor a ser utilizado pela comissão de avaliação e taxação para cálculo do valor da indenização.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8329 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários