O perigo entre o céu e a terra

A Policia Militar de Formosa do Rio Preto realizou no último dia (31) a Operação Cerol, com o objetivo de combater o uso da linha cortante em pipas ou papagaio usando para empinar pipa.

As pipas, também conhecidas como papagaio, raia ou pandorga é um brinquedo que voa com base na oposição entre a força física do vento e a da corda segurada por uma pessoa. Tal brinquedo surgiu na China antiga, a cerca de 3.000 anos atrás, nessa ocasião com intuito militar, utilizado como sinalizador. ¹

O cerol é feito da mistura de cola de sapateiro com vidro moído aplicada em linhas de pipa. Já a linha chilena, tem quartzo moído e óxido de alumínio e tem poder cortante muito maior que o cerol. Os ferimentos causados por esses materiais podem levar causar amputação e até a morte.

Material apreendido pela 86ª CIPM em Formosa do Rio Preto | Foto divulgação

A Polícia Militar de Formosa do Rio Preto, atendeu algumas solicitações da população para realizar a operação, onde foi apreendido bobinas, latas e garrafas pet´s envolvidas com linhas chilena e ou cerol além de um recipiente contendo pó de vidro e cola.

A PM solicita que pais e responsáveis oriente seus filhos e familiares chamando a atenção para o perigo.

¹-Cláudio Mikio Suziki

Sobre Darlan Alves Lustosa 3452 Artigos
Texto sobre o administrador do site.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.