O homem que adotou Formosa e mantém um projeto social que começa a dar resultados

Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado - Maio 2019

Alguém deve dar o primeiro passo! Não importa se um grande projeto de transformação social ou que atinja um número menor de pessoas. É o que se diz: Comece arrumando seu quarto, sua casa, sua rua e quando perceber uma cidade inteira estará transformada. Não importa que você seja um formosense ou vindo de Ibiquera na região da Chapada Diamantina para trabalhar em uma das muitas fazendas de soja da região, como fez Jô.

Ele que já morou em São Paulo e Tocantins, aportou em Formosa do Rio Preto e fez morada. “É minha cidade do coração”, diz o entusiasmado homem de cabelos que começam a ficar grisalhos. Jô como todos o conhecem, de vivenciar as necessidades da vida, viu no bairro Projeto, outra necessidade e resolveu fazer acontecer. Com todas as dificuldades e sem os apoios necessários não desistiu. Implantou uma escolinha de futebol na comunidade carente do bairro para ajudar na educação e contribuir para a disciplina de muitas crianças do bairro.

Era o ano de 2017.

Quando o Portal do Cerrado visitou o projeto social em junho de 2019, esta era a bola usada pelas crianças atendidas na Escolinha Pai e Filho

De lá pra cá, enfrentou todas as dificuldades pra manter sua ideia de pé. Desde a falta de material esportivo e a precariedade do campinho de areia, que por vezes teve que ele mesmo fazer a limpeza do local no “cabo da enxada” como ele mesmo diz. Seu maior incentivador é o filho e razão pela qual nomeou o projeto de Escolinha de Futebol Pai e Filho.

A esposa é seu é braço direito. Ela é quem lava alguns uniformes doado por alguns comerciantes e amigos da cidade.

O projeto social desenvolvido por Jô, tem provocado um impacto positivo no eixo familiar além de provocar uma melhora no comportamento de crianças e adolescentes, fazendo com que os valores trabalhados dentro de campo, possam de alguma forma, chegar às residências de todos os envolvidos. O Projeto atende cerca de 25 jovens da comunidade do Projeto um bairro da entrada da cidade de Formosa do Rio Preto, no extremo oeste da Bahia. Cidade com aproximadamente 25 mil habitantes

“Antes os meninos da rua de baixo não se davam com os meninos daqui da rua de cima. Hoje eles já soltam pipa junto,”

comemora ele, o resultado positivo de uma projeto que ele começou sozinho.

“Aqui tinha quatro meninos com temperamento difícil. Mas hoje a gente já ver uma grande mudança”

diz

A prática esportiva tem o poder de promover a socialização, rotina, cumprimento de regras, disciplina, trabalho em equipe, liderança, respeito, persistência, solidariedade e cooperação, além de proporcionar situações que motivem aprender com os erros e conquistar realizações. Estes valores, concretizados no jogo, são baseados em princípios que devem reger a educação de crianças e adolescentes. Para Jô, os valores do jogo não são apenas ensinados para serem validados no esporte, mas para traçarem rumos, alargarem os horizontes e acrescentarem metas e meios de alcançá-los.

Jô é um homem que não eleva a voz. Chama a atenção quando um dos meninos “dar um entrada mais dura” no adversário aconselhando.

Jô já foi presidente e técnico de um dos times mais importantes do campeonato formosense, o Camarões. Atualmente é técnico de um dos times, que tem a torcida mais apaixonada, o Formosinha, já estando classificado para a grande final de 2019.

Recentemente seu trabalho foi ainda mais reconhecido, tendo sido convidado para atuar em um projeto esportivo desenvolvido pela prefeita local, para atuar no bairro Morada Nova, vizinho ao bairro onde ele começou o projeto.

Esse é Jô!

E o que você está fazendo para mudar o mundo, o seu mundo?

São as sementes que irão gerar os bons frutos. Jô está lançando as suas ao solo, que tem encontrado terreno fértil por aqui.


Esta matéria integra o projeto do Portal do Cerrado de publicizar quem faz a diferença em Formosa do Rio Preto – Matéria elaborada em junho de 2019 e atualizada na data de sua publicação. Matéria sugerida pelo advogado Hélio Justo

Você pode gostar também:

0 0 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários