Veterano oestino da 2ª Guerra Mundial visita Santa Rita de Cássia em palestra com Policial Militar da 86ª CIPM

Reprodução

por João Paulo Pinheiro

Na noite da última terça-feira (20 de agosto), a Cidade de Santa Rita de Cássia teve a honra de receber o Sr. Eurypedes Pamplona, o único veterano homem da 2ª. Guerra Mundial do Oeste Baiano, hoje com 100 anos de idade.

Biógrafo de herói da II Guerra com policiais militares da 86ª CIPM de Santa Rita de Cássia – BA

            A visita ocorreu à noite, para os alunos do Curso Nerds Pré-Vestibular, sediado no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, e que está em funcionamento desde maio do presente ano, capacitando os jovens santarritenses para a prova do ENEM.

            Na oportunidade, o policial militar João Pinheiro, professor de história do Nerds, e biógrafo desse herói nacional, palestrou para os estudantes, explicando a trajetória da Força Expedicionária Brasileira no pior conflito da humanidade, bem como a participação de Eurypedes Pamplona, e de Aracy Sampaio, também barreirense, e falecida desde o ano de 2008.

            Após a palestra, que enriqueceu bastante o conhecimento dos alunos sobre esta página gloriosa da história nacional, os discentes receberam os exemplares da biografia do expedicionário, aproveitando o ensejo para autografa-los, e serem fotografados juntos a este ícone mundial. Vale lembrar que esta já é a segunda edição do livro, lançada recentemente para celebrar os 100 anos do ex-combatente baiano.

            Também prestigiaram esta grande aula os familiares dos estudantes, bem como os policiais de Santa Rita de Cássia, representando o segmento militar da região, bem como externando a filosofia da polícia comunitária, sempre aberta ao diálogo com a sociedade, pautada pelos princípios da educação moral e cívica, em valorizar os grandes heróis nacionais.

Herói da Segunda Guerra mundial visita o município de Santa Rita de Cássia (BA)

            Eurypedes Pamplona pernoitou em Santa Rita de Cássia, e após uma rápida visita ao município no dia seguinte, regressou para a sua residência em Barreiras, na Rua Ruy Barbosa, nº 369, que desde o ano de 2015 transformou-se no Museu do Cabo Pamplona, recebendo costumeiramente visitas de estudantes, pesquisadores e entusiastas da Força Expedicionária Brasileira.


João Paulo Pinheiro

João Paulo Pinheiro é Policial Militar e Professor de História

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.