Valor de produção agrícola de Formosa do Rio Preto bate recorde; veja ranking

Reprodução: Mapa

O maior município do nordeste brasileiro, se apresenta, de acordo com dados divulgados ontem, quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, como o quinto melhor valor de produção do Brasil. Segundo o IBGE, o valor da produção de Formosa do Rio Preto, no chamado preço de porteira, que é quando o preço é livre de fretes e impostos, multiplicado pelo total produzido foi de R$ 2.6 bilhões.

Formosa do Rio Preto, saiu da 17ª posição do ranking em 2008 para a 5ª em 2018 e essa evolução não ocorre a um ritmo mais acelerado porque o município tem grande deficiência de energia elétrica, segundo informa a Folha de S. Paulo em matéria publicada hoje (6).

Ainda segundo a Folha, as vantagens de Formosa do Rio Preto são que, além da soja, cultiva algodão, produto com bons preços nos anos recentes e que ajudou a inflar as receitas dos produtores nesses municípios.

O valor total da produção agrícola no ano passado somou R$ 344 bilhões, 8,3% mais do que em 2017. A área colhida foi de 77,8 milhões de hectares, rendendo 227,5 milhões de toneladas.

Entre os três principais municípios produtores do país estão São Desidério (BA), Sapezal (MT) e Sorriso (MT). O primeiro e o terceiro têm a soja como principal produto. Já em Sorriso, o destaque é o algodão.

Campo Novo do Parecis (MT) e Formosa do Rio Preto (BA) completam a lista dos cinco municípios que estão no topo do ranking dos que obtêm as maiores receitas agrícolas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.