Aos 86 anos, morre o ex-presidente da França, Jacques Chirac

Reprodução CNN

com  RTP e Agência Brasil.

Morreu na manhã desta quinta-feira (26) Jacques Chirac, ex-presidente francês, revelou o genro dele Frédéric Salat-Baroux. Chirac nasceu em Paris no dia 29 de novembro de 1932.

“O presidente Jacques Chirac morreu esta manhã rodeado por família. Em paz”, disse Salat-Baroux, marido de Claude, filha de Jacques Chirac.

Chirac, foi presidente da França por dois mandatos, entre 1995 e 2007, depois de ter assumido funções de primeiro-ministro também por dois períodos. De 1974-76 e 1986-88. Ele também foi eleito prefeito de de Paris, além de ter sido deputado e ministro.

A causa da morte ainda não foi revelada, mas, em 2005, ele sofreu um derrame. Foram mais de quatro décadas na política. Conquistou o poder, perdeu-o e voltou a ganhá-lo. Em 2002, quando foi reeleito presidente, conseguiu um resultado histórico de 82,21% frente a Jean Marie Le Pen.

Mandato reduzido

Uma das suas maiores reformas políticas foi cortar o mandato presidencial de sete para cinco anos. Foi pela mão de Chirac que a França aderiu à moeda única europeia, o Euro. Em 2003 esteve contra a invasão do Iraque, liderada pelos Estados Unidos.

Em 15 de dezembro de 2011, o ex-presidente francês foi condenado por peculato e quebra de confiança pelo Tribunal Penal de Paris no caso de empregos fictícios quando era presidente da Câmara da capital francesa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.