Faroeste: Ministro determina prisão de ex-juiz de Formosa do Rio Preto

Sérgio Humberto de Quadros Sampaio foi um dos magistrados afastados na Operação Faroeste, deflagrada na última terça-feira (12)

Fórum da Comarcada de Formosa do Rio Preto (BA)

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes determinou a prisão preventiva do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio um dos alvos da Operação Faroeste, deflagrada na última terça-feira (12). As informações são do blog de Fausto Macêdo, do Estadão.

A investigação apura um suposto esquema de venda de sentenças em processos sobre grilagem de terras em Formosa do Rio Preto no extremo Oeste da Bahia.

O juiz Sérgio Sampaio, da 5ª Vara de Substituições da Comarca de Salvador, e foi juiz substituto em Formosa do Rio Preto, estava afastado de suas funções desde o dia em que a operação foi deflagrada, após investigação do Ministério Público Federal (MPF). Na ocasião, ainda foram afastados mais cinco magistrados.

Segundo o jornal, os autos indicam que o juiz Sérgio Humberto Sampaio foi designado pela desembargadora Maria do Socorro para assumir a Comarca de Formosa do Rio Preto, com o objetivo de “fazer cumprir, com velocidade incomum” ações ajuizadas pelo borracheiro José Valter Dias. De acordo com as investigações, mesmo sendo lotado em Salvador ele foi mantido na comarca para “manter a operação”. 

A decisão de Og Fernandes também determina prisão temporária, de cinco dias, do borracheiro José Valter Dias, acusado de ser laranja de Adailton Maturino, que por sua vez se identificava como cônsul de Guiné-Bissau e era o suposto idealizador do esquema.

O nome de José Dias constava em pedidos de transferência de 360 mil hectares de terra. No entanto, além de nunca ter trabalhado com agricultura. ele tinha 5% do capital de empresa controlada pela mulher de Maturino.

com Metro1 e Bahia Notícias

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários