Conexão com Salvador: Milhares de baianos participam da Festa do Senhor do Bonfim

Foto: Igor Santos

.

.

Milhares de pessoas, entre turistas e baianos, católicos, candoblecistas e umbandistas se uniram hoje na celebração de uma das maiores festas da Bahia, que acontece tradicionalmente na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

Antes da 7 horas da manhã, uma multidão se formava em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia no bairro do Comércio para o cortejo a pé, até a basílica do Bonfim na cidade Baixa em um percurso de 8 km.

A imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, para os católicos, ou Oxalá, para os seguidores das religiões de matriz africana, foi levada em uma caravela, produzida pelo artista plástico Zaca Oliveira, até o bairro do Comércio e de lá segue em cortejo, acompanhada pela multidão.

Imagem de Santa Dulce dos Pobres foi colocada na fachada da Basílica do Bonfim durante celebração ao santo baiano — Foto: Itana Alencar/G1

.

.

A imagem do Senhor do Bonfim, levada a Salvador no ano de 1745, chegou a Colina Sagrada por volta das 12h15 e foi saudada pelo Padre Edson, pároco da Basílica. Na fala do padre, houve homenagem a Santa Dulce dos Pobres. Ele falou da trajetória da santa e o quanto ela é importante para Salvador.

Depois foi dado início a lavagem sincrética, que contou com católicos e o povo de santo, e que, diferentes dos outros anos, ocorreu nas escadarias da Basílica do Bonfim.

Fernando Vivas/GOVBA
Fernando Vivas/GOVBA
Fernando Vivas/GOVBA
Fernando Vivas/GOVBA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.