Hoje tem formosense na Marquês de Sapucaí com As Ganhadeiras de Itapuã

Salviano Filho é diretor Artístico e Administrativo do grupo As Ganhadeiras de Itapuã

Foto: Reprodução Correio*

.

Com a justa homenagem que a escola de samba Unidos da Viradouro vai fazer As Ganhadeira de Itapuã, um tradicional grupo de Salvador de valorização e fortalecimento da cultura popular, o artista plástico formado pela Universidade Federal da Bahia, o formosense, Salviano Filho, que é diretor artístico e administrativo do grupo vai desfilar na Marquês de Sapucaí, às 22h30 neste domingo (23) de carnaval.

Nascido em Formosa do Rio Preto, Salviano Filho é Artista Plástico formado pela UFBA.

VEJA TAMBÉM:

Galeria do Carnaval do Projeto

As Ganhadeiras

A história das Ganhadeiras é de luta e esforço. Essas mulheres foram batizadas com esse nome porque trabalhavam em sistema de ganho: parte dos ganhos de seus serviços iam para o senhor e o excedente podia ficar com elas para que acumulassem até comprar a alforria.

A Lagoa do Abaeté, em Itapuã, era um dos pontos de encontro das ganhadeiras, que moravam no bairro. Era na lagoa que elas lavavam as roupas dos senhores enquanto entoavam suas cantigas.

A ganhadeira Verônica Raquel destaca que o grupo está feliz com a oportunidade de se ver no Carnaval. “Ter a nossa história contada pela escola vice-campeã do Carnaval do ano passado, em um dos maiores palcos culturais e artísticos do mundo, é muito importante”, disse. O grupo deve marcar presença na Sapucaí para ver e ouvir contarem sua história de perto.

———————————————-**—————————————

No ano passado a agremiação divulgou um vídeo apresentando o enredo que conta as história do grupo baiano.

Há dois dias, a Viradouro divulgou o documentário “As Ganhadeiras da Viradouro”, uma produção em parceria com a Muita Mídia, que faz justa homenagem às Ganhadeiras de Itapuã, símbolo de nosso desfile “Viradouro de alma lavada”, diz o texto compartilhado em uma rede social.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.