Curso de Agronomia da UFOB é o mais bem avaliado do Nordeste

O Inep divulgou, nesta quarta (9), os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Os indicadores variam em notas de 1 a 5 e medem a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Foto: Divulgação

O curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste da Bahia-Ufob, no Campus localizado no município de Barra na Bahia, recebeu nota 5 na avaliação do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Com a nota máxima do Instituto, o curso passou ser o mais bem avaliado no Nordeste. A informação foi divulgada no último dia 9 pelo Instituto.

Em 2019 foram avaliados 8.188 cursos de 1.215 instituições, sendo que 39% atingiram nota 4 e apenas 212 alcançaram a nota máxima 5. Dos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior no Oeste da Bahia, todos receberam notas maiores ou iguais a 3. IFBaiano em Bom Jesus da Lapa também atingiu a nota máxima.

Outro curso da UFOB que se destacou na avaliação foi o de Medicina Veterinária, também do Campus de Barra, que ficou em terceiro lugar na avalição do Inep.

Reprodução

Os indicadores

O CPC é o conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados o desempenho dos estudantes na prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o IDD, o corpo docente (percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo.

O IDD é um indicador de qualidade que mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.

0 0 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários