Formosa do Rio Preto, no Oeste baiano, comemora neste 22 de Dezembro os seus 59 anos de emancipação política; por Fátima Nogueira

Foto: Reprodução

*Este texto não reflete necessariamente a ideia do Portal do Cerrado

Neste dia 22 de Dezembro de 2020, a nossa cidade completa 59 anos, e quero juntar a minha voz às muitas que a parabenizam neste dia. Uma cidade que carrega tanta história, tradição e encantos.

“Parabéns a todos os formosenses, e aos que de certa forma fazem parte dessa linda história, e que, sem dúvidas, é uma cidade querida, de um povo querido. Terra acolhedora, linda e desenvolvida, e que a cada dia anda rumo ao progresso”.

O Município de Formosa do Rio Preto – Bahia iniciou o seu processo político emancipatório do Município de Santa Rita de Cássia – Bahia no início da gestão (1955-1959) do prefeito santa-ritense Joaquim Dias, através de um Projeto de Lei de autoria do vereador santa-ritense Jorge Ribeiro Fidelis. Depois de aprovado pelos Edis da Câmara Municipal de Santa Rita de Cássia, o Projeto seguiu para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, permanecendo durante cinco anos nos trâmites do regime burocrático até ser sancionado pelo Governador do Estado, General Juracy Montenegro Magalhães, em 22 de dezembro de 1961 e transformado na Lei n° 1590 de 1° de janeiro de 1962. Este fato histórico foi registrado nos anais da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Formosa do Rio Preto. Uma Cerimônia de Emancipação foi celebrada no prédio da Escola Estadual Doutor Djalma Bessa, nesta cidade. Este dia é lembrado pelos formosenses como O DIA “D”, título do hino desse Município do Vale Baiano do Rio Preto.
.
O DIA “D”
.
O Dia “D” chegou
Um novo sol raiou
No céu da terra amada
Findou-se a noite atroz da escuridão
E é dia claro e ameno ao coração
Da que era escravizada
Liberdade ainda que tarde
Brada feliz o povo esperançoso
Sentindo que altaneira pode andar
Eis que domina a liberdade amiga
A expressão, a vilania e até a intriga
Abaixo vão ficar (bis)
.
O Dia “D” chegou
A que era só Formosa
É hoje honrada, ufana e gloriosa
O tempo da amargura já passou
Dentre as nóveis comunas da Bahia
A nossa está soberba de alegria
O Dia “D” esteve longe mas chegou
.
Congrega já teu povo minha terra
Sob a doce união que só constrói
Jamais consintas que se faça guerra
Por tudo que o tempo ao fim sempre corrói
Que os teus filhos pelo teu futuro
Vejam que o homem mais vale que o ouro,
.
O progresso, a paz
Mais vale que o poder
Pois sendo assim,
Formosa tu hás de ser (Bis)
.
Letra: José Lelis.
Música: Isabel Carvalho Mendes.
.
Tomando como referência a data de publicação da lei de emancipação do Município de Formosa do Rio Preto, no dia 1° de janeiro de 2021 completará 59 anos de história política. Nesse período foram eleitos e/ou empossados 16 gestores na Prefeitura do munícipio. Não podemos esquecer também de uma festa comemorativa à emancipação de Formosa, que aconteceu na residência do Sr. Joaquim Augusto da Silva(Sr. Quincas, pai de Agamenon)
.
1° Prefeito: Orlando Morais Cesar;
2° Prefeito: Benedito Araújo;
3° Prefeito: Edvaldo de Castro Bonfim (Vadu);
4° Prefeito: Agamenon Augusto da Silva;
5° Prefeito: Domingos Bispo;
6° Prefeito: Idaiano Saldanha Câmara;
7° Prefeito: Domingos Bispo;
8° Prefeito: Hamilton de Souza Santos;
9° Prefeito: Pedro Guedes Filho;
10° Prefeito: Pedro Guedes Filho;
11° Prefeito: Manoel Afonso de Araújo;
12° Prefeito: Manoel Afonso de Araújo;
13° Prefeito: Jabes Lustosa Nogueira Júnior;
14° Prefeito: Gerson José Bonfantti;
15° Prefeito: Termosires Neto.
.16° Prefeito: Manoel Afonso.

Administrativamente neste 59° aniversário, os Formosenses sabem que temos tido dificuldades por conta de uma pandemia, aumento da explosão demográfica, e a demanda por infraestrutura e serviços públicos se tornam maiores, mas estamos em um processo contínuo de desenvolvimento e transformação. Através das ações do Prefeito Termosires Neto temos colhido conquistas, trabalho feito com afinco por uma equipe que tem se mostrado responsável, superando as dificuldades e obstáculos para promoção da qualidade de vida de todos. Tem sido um trabalho diário buscando acertar e melhor servir ao povo, uma luta para que os muros do egoísmo sejam substituídos pelas pontes da solidariedade entre todos. Formosa precisa de cada cidadão fazendo sua parte para que ela se transforme na terra das oportunidades. Formosa merece que lutemos por ela, pela saúde, mais educação, segurança, transporte e ação social, mais apoio ao cidadão, habitação e proteção do nosso bem maior; o nosso Rio Preto.

“Uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa. Uma cidade é sempre maior do que os projetos pessoais e políticos de qualquer um”.

Tivemos eleição em 15 de Novembro de 2020, tivemos união de forças para se alcançar objetivos. O pré-candidato Gérson Bonfantti em ato de liberdade democrática, e com uma decisão mais que acertada deu seu apoio ao adversário e por escolhas do povo o pré-candidato Manoel Afonso(Neo), pela terceira vez será prefeito de Formosa do Rio Preto.
Torcemos para que o prefeito eleito, Neo, juntamente com o vice Dr. Antônio e todos os vereadores eleitos e reeleitos venham com ideais inovadores, buscando novos projetos, aceitando desafios de fazer cada vez mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando assim que não existem limites e nem barreiras quando se pensa em melhorias e acolhida do nosso povo Formosense, uns aqui nasceram e outros por aqui chegaram e permaneceram, por isso não devem medir esforços quando se fala em coletividade e solidariedade em busca do bem estar comum.

Que venha os novos tempos e uma nova governança para dar continuidade às obras que impulsionarão nosso município.
.
Para estes dias que antecedem 22 de dezembro, data que marca o Aniversário da cidade, o prefeito Termosires Neto e seus colaboradores não farão comemoração do aniversário da cidade como aconteceu nos anos anteriores, em razão de estarmos em uma pandemia, e seguindo decreto proibindo aglomeração.

É com orgulho de ser Formosense, de pertencer a essa cidade, que deixo minha mensagem de esperança a toda essa gente que tem trabalhado para que nossos filhos possam sonhar com um futuro melhor.

Fátima Nogueira

Fátima Nogueira é formosense e enfermeira formada pela Unieuro.

0 0 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Joelina Rodrigues de Almeida

Texto maravilhoso. Parabéns Fátima Nogueira. Nosso sentimento de firmosense nato se enaltece ao lermos e renova-se em nós, o amor por esse município para o qual peço a Deus muitas bênçãos.

Joelina Rodrigues de Almeida Silva

Ótimo texto.
Informativo.Enaltece o sentimento do formosense. Aumenta esperanças e concretiza uma história.
Parabéns @Fátima Nogueira. Que maravilha????

Luciana Barbosa

Parabéns, Fatima!
Excelente texto! Muitas informações relevantes àqueles que buscam conhecer nossa cidade e / ou até mesmo recordar…