Secretaria da Saúde de Formosa do Rio Preto confirma 1º caso de reinfecção pelo novo coronavírus no município

O caso foi relatado em boletim de saúde do dia 27 de fevereiro de 2021.

Imagem de torstensimon por Pixabay

A Vigilância Epidemiológica, vinculada a Secretaria Municipal da Saúde de Formosa do Rio Preto, confirmou no início da noite desta quarta-feira (3), o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no município.

A suspeita foi relatada pela primeira vez no boletim diário da Secretaria Municipal da Saúde em 27 de fevereiro de 2021 e estava sendo investigado pela Vigilância Epidemiológica do município.

Segundo a Vigilância, o caso do paciente de 30 anos, foi confirmado após investigação epidemiológica e laboratorial.

O material para sequenciamento já foi colhido mas o Portal do Cerrado ainda não confirmou se já foi encaminhado para análise de investigação da linhagem do vírus.

O Ministério da Saúde, define como reinfecção a situação de uma pessoa que recebeu positivo em um teste do tipo PCR para coronavírus e, 90 dias depois ou mais, novamente testou positivo —e, além disso, o sequenciamento do genoma das amostras apresentou duas cepas virais diferentes.

Por isso o sequenciamento genético é tão importante para provar uma reinfecção: ele demonstra que se trata de duas infecções diferentes, e não do “ressurgimento” ou fortalecimento do mesmo agente infeccioso em um primeiro adoecimento.

Com a Coluna Viva Bem do UOL e Vigilância Sanitária de Formosa do Rio Preto.

0 0 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários