Campanha de vacinação contra gripe será iniciada nesta segunda-feira (12) em Formosa do Rio Preto

Em meio à pandemia de coronavírus e com parte da atenção voltada para a imunização contra a covid-19, a campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, da gripe, começará amanhã, 12 de abril por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Bahia, a meta é imunizar 90% do público-alvo, formado por cerca de 5,1 milhões de pessoas.

Em Formosa do Rio Preto, o público alvo da campanha deve procurar os postos de saúde localizados na sede do município. Já os postos de saúde localizados na localidade de Arroz e também na Canabrava não estão aptos para receber o imunizante. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Adailde Guedes, “algumas unidades são desprovidas de sala de vacina com ar condicionado”. Contudo, ressaltou que a partir do dia 26 de abril, um roteiro de vacinas contemplará a zona rural.

Ainda segundo a coordenadora, o município recebeu 910 doses do imunizante contra Influenza.

Outros postos de saúde como o da Malhadinha e do São Marcelo apresentaram problemas na sua infraestrutura física e não estão funcionando desde janeiro.

O Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que “é importante observar que parte dos grupos prioritários coincide com os grupos de risco para vacinação contra Covid-19 e é necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas. Por isso, as pessoas que ainda não foram imunizadas contra Covid-19 ou que receberam apenas a primeira dose devem priorizar essa data e, posteriormente, buscar um posto para se vacinar contra gripe”.

De acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá de forma escalonada:

  • Primeira etapa (12/04 a 10/05) – crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas;
  • Segunda etapa (11/05 a 08/06) – idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;
  • Terceira etapa (09/06 a 09/07) – pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Posso tomar a vacina da gripe com a vacina contra a covid?
A vacinação contra a covid deve ser priorizada. Quem tomou o imunizante contra o coronavírus deve esperar pelo menos 14 dias para receber a dose contra o influenza.

Posso tomar a vacina contra a gripe se estiver com covid?
Pessoas que estão com covid ou que contraíram a doença há menos de 28 dias devem adiar a vacinação contra a influenza.

Com Uol, Estadão Conteúdo e Sesab

Comentários (0)
Adicionar Comentário