Foto: Fala Barreiras
Foto: Fala Barreiras

O procurador geral do municรญpio de Barreiras, Tรบlio Viana, juntamente com o secretรกrio de meio ambiente e turismo Demรณsthenes Jรบnior, cumpriram agenda em Salvador na Superintendรชncia de Estudos Econรดmicos e Sociais da Bahia (SEI) e na Diretoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatรญstica (IBGE), com o objetivo de reivindicar a revisรฃo dos limites territoriais de Barreiras na malha do IBGE, que ainda continuam os estabelecidos pela revogada Lei Estadual Nยบ 12.906/2013, que atualizou os limites dos municรญpios que integram o Territรณrio da Bacia do Rio Grande.

Com a revogaรงรฃo dessa referida lei foram restabelecidos os limites territoriais de Barreiras, devolvendo a demarcaรงรฃo original do municรญpio, com a recuperaรงรฃo de mais de 30 mil hectares de รกrea que tinha sido transferidas para o municรญpio de Luรญs Eduardo Magalhรฃes, mas que mesmo tendo a lei sido revogada, os dados ainda nรฃo foram atualizados no sistema do IBGE.

Na companhia do secretรกrio estadual de desenvolvimento urbano, Demir Barbosa, os representantes de Barreiras se reuniram com a diretora Elaine Boaventura e demais representantes da SEI onde o procurador Tรบlio Viana explicou a necessidade de atualizaรงรฃo dos limites do territรณrio do municรญpio no sistema do IBGE de acordo com a Lei nยบ 13.558/2016.

Em seguida houve uma nova reuniรฃo com representante do IBGE, sendo que o mesmo reconheceu a necessidade da aplicaรงรฃo da malha territorial anterior, como tambรฉm debateram os impactos sรณcio econรดmicos da nรฃo atualizaรงรฃo da malha municipal que jรก foi definida pelo Estado, junto ao sistema do IBGE, tendo em vista a realizaรงรฃo do novo Censo Agropecuรกrio, na qual o รบltimo foi realizado hรก mais de dez anos, e que รฉ a principal ferramenta para dados estatรญsticos sobre estabelecimentos rurais e produรงรฃo agropecuรกria do paรญs.

O Censo Agropecuรกrio รฉ essencial para dimensionar as รกreas cultivares bem como as de preservaรงรฃo ambiental, se tornando um importante instrumento para definiรงรฃo de polรญticas pรบblicas para o territรณrio em diversos setores razรฃo pela qual se faz necessรกrio atualizaรงรฃo da malha do municรญpio.

Sobre Darlan A. Lustosa 9268 Artigos
Darlan Alves Lustosa รฉ natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sรณlida trajetรณria de envolvimento comunitรกrio e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiรชncia como escritor e jornalista, Darlan รฉ um entusiasta da polรญtica como ferramenta de transformaรงรฃo social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cรญvica. Alรฉm de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan tambรฉm รฉ sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuaรงรฃo inclui a organizaรงรฃo de eventos, como o Seminรกrio de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Pรบblico do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diรกlogo e a justiรงa social. Darlan acredita que informar รฉ um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisรฃo jornalรญstica se reflete em cada publicaรงรฃo. Ele vรช o Portal do Cerrado nรฃo apenas como um canal de notรญcias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificaรงรฃo do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentรกrios
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentรกrios em linha
Exibir todos os comentรกrios