PRF detém maior receptador de carros do oeste, prende mais 23 pessoas e recupera 39 veículos;

Operação foi realizada também no Maranhão

 

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal  prendeu 23 pessoas e apreendeu 39 veículos – 32 motocicletas e 7 carros – na Bahia. A Operação Hircus IV ocorreu entre os dias 2 e 10 de novembro.

No estado, a operação se concentrou em municípios distantes da capital, como Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Baianópolis, Catolândia e Wanderley .

Na região, um homem, de 42 anos, foi preso. O suspeito, que não teve o nome divulgado, era tido como o maior receptador de veículos roubados. Com ele, os PRFs encontraram uma caminhonete e uma motocicleta roubados. Os veículos seriam adulterados e revendidos. Diversos documentos falsos estavam em poder do acusado.

Ainda segundo a PRF, após a prisão do homem foram encontrados outros seis veículos, já revendidos para outras pessoas, que também foram presas. Além da Bahia, a ação ocorreu também no Maranhão, com objetivo de combater fraudes veiculares e recuperação de veículos adulterados, roubados ou furtados que circulavam nos dois estados. 

Como funciona o crime

Segundo a PRF, o crime de fraudes veiculares resulta em múltiplas vítimas e é dividido em três fases distintas: o roubo, a adulteração e a revenda.

Na primeira fase ocorre o assalto, frequentemente com o uso de violência por parte dos criminosos. Na segunda fase, os acusados adulteram a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular, também conhecida como clonagem. O veículo recebe placas de outro veículo idêntico e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima do esquema pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito por infrações relacionadas ao veículo clonado.

Na terceira fase, ocorre a revenda, alimentada pelo comércio ilegal desses veículos clonados, muitas vezes negociados em sites na internet por valores inferiores ao preço real do veículo. O comprador do veículo passa a ser outra vítima do crime, que passa a ter a posse do veículo clonado.

 

No Maranhão

A edição atual soma 127 veículos recuperados nos dois estados. No Maranhão, as ações se deram nas imediações dos municípios de Buriticupu, Bacabal, Pinheiro, Turilândia, Santa Helena, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Cururupu, Palmerândia, Lago da Pedra, São João Batista, Viana, Igarapé do Meio, Santa Quitéria, Brejo, Paulino Neves, Barreirinhas, Alcântara, Água Doce do Maranhão, São Bernado, Buriti Bravo, Passagem Franca, Governador Eugênio Barros, Gonçalves Dias e Governador Archer.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8208 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários