Salvador registrou nesta terรงa-feira (9) mais um caso de monkeypox, conhecida como varรญola dos macacos. Somente na capital baiana, jรก foram confirmados 14 casos. Os demais aconteceram nas cidades de Santo Antรดnio de Jesus (2), Cairu (1), Conceiรงรฃo do Jacuรญpe (1), Ilhรฉus (1) e Mutuรญpe (1). Agora o estado baiano soma 20
O primeiro registro da doenรงa na Bahia aconteceu em 13 de julho. De acordo com a Sesab – Secretaria da Saรบde da Bahia, 178 casos sรฃo suspeito no estado e estรฃo sob investigaรงรฃo.
Ontem (8), o Secretรกrio Municipal da Saรบde de Salvador, Dรฉcio Martins, confirmou a TV Bahia em entrevista, o primeiro caso da doenรงa em uma crianรงa. No entanto, o site Bahia Notรญcias informou que a crianรงa jรก estaria curada.
Monkeypox
A Monkeypox se assemelha ร varรญola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doenรงa sรฃo febre, dores de cabeรงa, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustรฃo. A infecรงรฃo รฉ autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois perรญodos:
- Invasรฃo, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa; Erupรงรฃo cutรขnea comeรงa entre 1 e 3 dias apรณs o aparecimento da febre.
- A erupรงรฃo tem caracterรญsticas clรญnicas semelhantes com varicela ou sรญfilis, com diferenรงa na evoluรงรฃo uniforme das lesรตes.
Siga o Portal do Cerrado no Instagram e no Facebook navegue pelo site acessando a pรกgina principal do Portal do Cerrado