Cidades do Oeste lideram rebanho bovino na Bahia, aponta Adab

Entre os destaques, Santa Rita de Cássia.

rebanho bovino Bahia 2023, Adab dados rebanho bovino, pecuária Oeste baiano, maiores produtores de gado Bahia, Rabanho Bovino, Rebanho Bovino Bahia
Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O mais recente levantamento da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) coloca a Bahia em uma posição de destaque no cenário pecuário brasileiro, com 13.180.904 cabeças de gado, consolidando o estado como o sétimo maior produtor de bovinos do Brasil e o líder na região Nordeste. A pesquisa, realizada durante a última campanha de vacinação em abril, detalha a distribuição do rebanho bovino entre os territórios de identidade da Bahia, com o Oeste ocupando a liderança estadual.

Segundo os dados da Adab, a região da Bacia do Rio Grande, possui o maior rebanho, somando 1.294.905 cabeças. Os municípios de Santa Rita de Cássia, Wanderley e Cotegipe se destacam como os maiores produtores da região. A liderança reflete a força da pecuária na área e a importância, mais uma vez, da região Oeste para a economia baiana.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a Bahia teve o segundo maior aumento absoluto no rebanho de bovino no país em um ano. Aumento de 6,1% em relação a 2022 e acréscimo de 764 mil cabeças de gado.

Em setembro, o instituto já apontava que Santa Rita de Cássia havia ultrapassado antigos líderes do ranking, como Itamaraju e em seguida, Itanhém, no sul do estado.

Distribuição do rebanho bovino na Bahia

A Bahia, como um dos principais produtores de gado do país, vê seu rebanho distribuído principalmente em três regiões:

  1. Oeste da Bahia
    • Bacia do Rio Grande: 1.294.905 cabeças de gado
    • Municípios em destaque: Santa Rita de Cássia, Wanderley e Cotegipe
  2. Extremo Sul da Bahia
    • Total de cabeças: 1.109.709
    • Principais produtores: Itamaraju, Itanhém e Medeiros Neto
  3. Médio Sudoeste da Bahia
    • Total de cabeças: 1.084.478
    • Municípios em destaque: Itarantim, Itambé e Itapetinga

Ainda de acordo com o IBGE, à frente da Bahia, estão apenas os estados do Mato Grosso, Pará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

RELACIONADA

Sobre Darlan Alves Lustosa 8220 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários